Doulagem coletiva

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 20h30min de 11 de março de 2025 por Lívia Mariana (discussão | contribs) (Criou página com ''''''Sobre''''' A doulagem coletiva é uma tecnologia social e ancestral de enfrentamento à violência obstétrica e ao racismo ambiental em territórios de favelas e periféricas. É a prática de promover rodas de conversa e atividades educativas com gestantes que vivem em vulnerabilidade social para promoção do conhecimento sobre direitos reprodutivos e das mulheres, dignidade humana, saberes do corpo e da saúde de forma segura e acolhedora, a fim de combater a v...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Sobre

A doulagem coletiva é uma tecnologia social e ancestral de enfrentamento à violência obstétrica e ao racismo ambiental em territórios de favelas e periféricas. É a prática de promover rodas de conversa e atividades educativas com gestantes que vivem em vulnerabilidade social para promoção do conhecimento sobre direitos reprodutivos e das mulheres, dignidade humana, saberes do corpo e da saúde de forma segura e acolhedora, a fim de combater a violência obstétrica e as precariedades presentes no território de forma coletiva.

Espaço Gaia e a Luta Contra a Violência Obstétrica e o Racismo Ambiental

A Associação Espaço Gaia, ao reconhecer o racismo ambiental como uma forma severa de violência obstétrica, realiza rodas de conversa e atividades educativas com gestantes da comunidade do antigo lixão de Itaoca, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo/RJ. Nessas atividades, são discutidos temas como violência obstétrica, racismo ambiental, direitos reprodutivos, além de questões relacionadas ao corpo e à saúde. O objetivo dessas ações é fortalecer o conhecimento e a confiança das gestantes, criando uma rede de apoio que as acompanha durante todo o processo gestacional e no pós-parto. Através desse trabalho, busca-se promover a conscientização e a emancipação das mulheres, garantindo que elas se sintam capacitadas e informadas sobre seus direitos ao longo de toda a gestação e puerpério.

Além disso, o projeto busca identificar os principais problemas enfrentados pelas gestantes da comunidade e elaborar estratégias para mitigar os impactos do racismo ambiental na saúde materno-infantil. Para isso, a organização mobiliza uma rede de colaboradores para arrecadar itens essenciais, como enxovais, cestas básicas, água e gás de cozinha, que contribuem para melhorar as condições de vida das gestantes e suas famílias. O Espaço Gaia também organiza eventos como chás de bebê e ensaios fotográficos coletivos, que têm como objetivo promover o acolhimento, a autoestima e a confiança das gestantes, preparando-as para o momento do parto com mais segurança e apoio emocional.

Prêmio Periferia Viva

O Espaço Gaia recebeu prêmio nacional Periferia Viva 2024 pela prática social de doulagem coletiva para o enfrentamento ao racismo ambiental e violência obstétrica, promovido pelo Ministério das Cidades.