Cantagalo-Pavão-Pavãozinho
Cantagalo-Pavão-Pavãozinho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História
O Morro do Cantagalo é, ao lado do Pavão-Pavãozinho, uma favela localizada no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua história remonta à ocupação da orla do Rio de Janeiro, no início do século 20. Com o desenvolvimento do bairro de Copacabana, imigrantes, vindos em sua maior parte do interior do estado de Minas Gerais, encontraram na região facilidade de acesso. Assim como já existiam favelas na região de Copacabana desde o início do século XX.
Data da década de 1930 e constavam aproximadamente 30 casas e que ficavam mais ou menos agrupadas, cercadas por quintais com árvores de porte e frutíferas. A água era conseguida junto a algumas residências formais da Rua Saint Roman.
Atualmente possui cerca de 5000 moradores. Por se situar em um morro próximo ao mar, possui uma das vistas mais privilegiadas da cidade. O conjunto de favelas, apesar de se situar em uma das zonas mais nobres da cidade.
Em 2010, foram construídas duas torres com um elevador, ligando a Rua Barão da Torre, em Ipanema, ao Morro do Cantagalo, o que começou a atrair muitos turistas para a região. O Mirante da Paz foi inaugurado na ocasião, oferecendo à população uma vista que impressiona. De lá, é possível ver as Ilhas Cagarras e todo o mar da praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.
Referências
http://www.riofilmcommission.com/tour/morro-do-cantagalo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cantagalo-Pav%C3%A3o-Pav%C3%A3ozinho