Vidigal (bairro)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h35min de 19 de março de 2020 por Fernando ermiro (discussão | contribs) (Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Vidigal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História

O Vidigal ganhou esse nome em referência ao ex-comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro noséculo XIX, o major Miguel Nunes Vidigal, que, devido aos seus serviços, recebeu de presente dos monges beneditinos, em 1820, um terreno ao pé do Morro Dois Irmãos, a área virou a “Chácara do Vidigal”, a qual foi ocupada por barracos a partir de 1940, dando origem à atual favela.

A construção da Avenida Niemeyer, em 1922, e o desenvolvimento dos bairros Leblon e Ipanema, anos 1960, contribuíram bastante para o crescimento populacional e físico do Morro do Vidigal. Até os anos 1960, a região era conhecida como ‘Portão do Anglo’, em referência ao Colégio Anglo-brasileiro, instalado ali em 1911.

O bairro e a favela do Vidigal, situam-se entre os bairros mais nobres do Rio, como Leblon eSão Conrado, sobre o Morro Dois Irmãos; É reduto de diversos animais e plantas da Mata Atlântica.

Após osanos 2000 o bairro começa a ter um lento e gradual processo de urbanização, tendo em vista seu potencial imobiliário e turístico. Possui atualmente o 21º metro quadrado mais valorizado da cidade.

Considerado por muitos um cartão-postal da cidade do Rio e local favorável à pesca, ganhou fama rapidamente por ser um ótimo lugar para se contemplar a vista para o mar.

 

 


 

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vidigal

https://diariodorio.com/histria-do-morro-do-vidigal/