Ratão Diniz (fotógrafo)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h54min de 16 de abril de 2020 por Caiqueazael (discussão | contribs) (Criou página com 'Autor: Ratão Diniz   ''Todo material disponível no presente verbete foi retirado do [https://www.rataodiniz.com.br/ site oficial do fotógrafo Ratão Diniz].'' &nb...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Autor: Ratão Diniz   Todo material disponível no presente verbete foi retirado do site oficial do fotógrafo Ratão Diniz.  

Biografia

<article>

Ratão Diniz, fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e até o ano de 2014 foi integrante da agência Imagens do Povo, fundada pelo fotodocumentarista João Roberto Ripper. Vem documentando desde 2007 o projeto Revelando os Brasis, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Petrobras. Em paralelo, desenvolve uma alentada documentação fotográfica sobre o cenário do graffiti; que lhe rendeu, inclusive, uma exposição no Centro Cultural Correios, durante o FotoRio 2009. Além destes projetos é fotógrafo oficial da Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais, e vem documentando as favelas do Rio de Janeiro com o objetivo de mostrar essas áreas a partir da ótica do seu próprio morador, através olhar cúmplice, solidário e engajado. A documentação sobre a arte do graffiti no Brasil possibilitou em 2012 a realizar uma residência artística no projeto Rio Occupation London (Londres/UK), e neste mesmo ano participou da exposição “Ginga da Vida" na Sede da Aliança Francesa em Paris. Além destes projetos, já participou de inúmeras mostras fotográficas no Brasil, a mais recente Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré, uma exposição que reúne obras de artistas renomados do país, a mais recente Uga, Uga, Há Há Há - Da Lama ao Bloco, um recorte poético dos últimos 7 anos na história do tradicional Bloco da Lama de Paraty, e também expôs seu trabalho no exterior e tendo seu trabalho publicado em diversos livros e periódicos.

Sobre o trabalho

O fotógrafo possui um trabalho muito importante sobre temas como cultura nas favelas e periferias, com destaque aos ensaios sobre grafitti, manifestações culturais e religiosas das favelas e memória. Para acessar uma parte do seu trabalho, basta acessar o site, na seção de ensaios. Destacamos aqui a produção sobre Favela, que é abordada em um de seus ensaios. 

A Favela é Cidade  

  </article>