Rádio Cidadania (podcast)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

A Rádio Cidadania é um podcast da Universidade da Cidadania, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)e visa fomentar o debate entre a Universidade, os Movimentos Sociais e à população.

Autoria: Informações retiradas do site do podcast[1].
Logo da Rádio Cidadania.

Sobre a Universidade da Cidadania[editar | editar código-fonte]

A Universidade da Cidadania (UC) é um órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

Tem como objetivo promover de forma próxima e continuada o diálogo, o intercâmbio e a troca entre o conhecimento técnico-científico e o popular que emerge de movimentos e organizações da sociedade, assim também como grupos de pesquisas acadêmicos, representados pelos diferentes níveis federativos de modo a contribuir para a construção de um Estado republicano e democrático, social e economicamente justo e ambientalmente responsável.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Clique abaixo e ouça alguns episódios disponíveis do podcast:

Itamar Silva[editar | editar código-fonte]

No episódio, Itamar Silva, morador da comunidade Santa Marta e liderança histórica de associações de moradores de favelas no Rio de Janeiro fala sobre sua trajetória, sobre racismo e o imaginário historicamente construído a respeito das favelas e seus moradores. Além disso, analisa a relação das associações de moradores e os novos coletivos que emergiram nos últimos anos, bem como sobre o impacto da pandemia da Covid 19 nas comunidades da cidade

Clique para ouvir!

Iara Oliveira[editar | editar código-fonte]

A Rádio Cidadania recebeu Iara Oliveira, professora e pesquisadora da Cidade de Deus, que atua na formação de crianças e jovens na comunidade e coordenou o Plano de Desenvolvimento Local da região.

Clique aqui para ouvir!

Antônia Soarea[editar | editar código-fonte]

Antônia Soares, moradora da favela Pavão-Pavãozinho e Cantagalo desde 1975 e uma das fundadoras do MUF, Museu de Favela, criado em 2008, considerado o primeiro museu territorial e vivo sobre memórias e patrimônio cultural de favela do mundo.

Clique aqui para ouvir!

Claudia Rose Ribeiro da Silva[editar | editar código-fonte]

No episódio, a Rádio Cidadania recebeu Claudia Rose Ribeiro da Silva, uma das fundadoras do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) e do Museu da Maré. Na conversa ela falou de esperança e medo, contou a história do Ceasm e do Museu e seu papel na consolidação da favela como um dos espaços urbanos possíveis.

Clique aqui para ouvir!

Guilherme Simões[editar | editar código-fonte]

A Rádio Cidadania recebeu Guilherme Simões, secretário da Secretaria das Periferias do Ministério das Cidades. Simões fez Ciências Sociais na Unesp, pós-graduação em Serviço Social na UFRJ, é militante do Movimento Negro e por muito tempo foi da coordenação nacional do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Na entrevista ele contou os desafios da secretaria, criada no atual governo, e fez um balanço do trabalho feito até aqui, apresentando algumas das ações realizadas, como a Caravana das Periferias.

Clique aqui para ouvir!

Alan Brum[editar | editar código-fonte]

A Rádio Cidadania recebeu Alan Brum, líder comunitário no Complexo do Alemão, sociólogo e doutorando em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ. Brum foi entrevistado por Dulce Pandolfi (UC) e Itamar Silva (UC). Na conversa ele contou os desafios de morar no Complexo, avaliou o trabalho da Secretaria Nacional das Periferias e falou sobre o Plano de Ação Popular do Complexo do Alemão, um documento construído coletivamente que traz as principais demandas de Políticas Públicas para a região.

Clique aqui para ouvir!

José Martins de Oliveira[editar | editar código-fonte]

A Rádio Cidadania recebeu José Martins de Oliveira, líder comunitário na Rocinha. Morador da Rocinha há quase sessenta anos, Martins foi entrevistado por Dulce Pandolfi (UC) e Itamar Silva (UC). Martins contou sobre a sua história e como ela se mistura às lutas pelo direito à água, à luz e à moradia na Rocinha.

Clique aqui para ouvir!

Ver também[editar | editar código-fonte]