Coletivo Arte na Periferia

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 00h21min de 6 de abril de 2023 por Caiqueazael (discussão | contribs) (Criou página com ' Autora: Elisa Dassoler<ref>Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, L...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Autora: Elisa Dassoler[1]. 

Texto originalmente publicado nos Anais do IV Ciclo de Investigação: Deslocamentos Reflexivos – PPGAV/UDESC. Florianópolis, 2009[2].

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão metodológica que favoreça o entendimento das recentes produções artísticas, em especial as audiovisuais, de coletivos de periferias urbanas brasileiras. Com o propósito de analisar as novas políticas e poéticas produzidas por esses coletivos, buscou-se neste artigo, ainda que de forma resumida, introduzir a problemática da pesquisa em andamento, justificando-a nos planos sociais e acadêmicos; assim como sugerir uma metodologia capaz de dialogar com a problemática escolhida.

Introdução

Acesse à Dissertação na íntegra

  1. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Linha de Pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos (PPGAV/UDESC). Contato: [[1]]; www.elisadassoler.blogspot.com. Grupo de Pesquisa Poéticas do Urbano (CNPq - PPGAV/UDESC)
  2. Este artigo reproduz em parte o projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC durante o processo de seleção do Mestrado em Artes Visuais/2009. As reflexões propostas neste artigo serão aprofundadas no desenvolvimento do curso ao longo do biênio 2009 – 2011.