Conexões Yalodê

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para: navegação, pesquisa

Autora: Lenira.  

Apresentação

A partir da pandemia nosso grupo de trabalho teve que se reinventar. Somos um grupo de mulheres artesãs, costureiras e bordadeiras da periferia do Rio de Janeiro e estamos sempre em conexão com outras  mulheres de outros bairros do Brasil e do mundo e a dificuldade  foi e é a mesma de todas nós mulheres. 

Mas no momento o meu relato é sobre nós- mulheres trans e cis da Cidade de Deus, Rio de Janeiro, do meu Brasil. Também somos mães, casadas, solteiras, com filhos; mas todas com uma coisa em comum: em vulnerabilidade social e econômica e psicológica. É muita coisa junto em um grupo de mulheres, mas é o que nos define, somos mulheres em vulnerabilidade, mulheres de periferia.  

A quarentena pra gente de comunidade é parcial, fazemos parte da mão de obra do serviço essencial, vendemos a nossa força de trabalho, vivemos do que produzimos.  

Mas não podemos esquecer que somos cidadãs, temos direitos e deveres para com os nossos familiares, com a sociedade que vivemos. E as contas, elas chegam para todos, se se vive, tem que pagar formal ou informalmente. Nosso coletivo não tem patrocínio, sobrevivemos do que conseguimos comercializar, vender do que produzimos. Somos empreendedoras sociais informais e estamos tentando nos formalizar.  

Durante a quarentena estávamos muito juntas todos os dias, mas aí escolas, creches, tudo parou de repente e aí como viver, sobreviver, resistir? Durante a quarentena produzimos máscaras e vendemos  na comunidade, a solidariedade era muita, vários locais na comunidade distribuindo cestas básicas, frutas, legumes, carne...as crianças junto conosco sempre.  

Tivemos que nos reinventar. Eu como gestora do projeto Costurando Tecidos, grupo inicial que surgiu em 2017 agregamos novas integrantes, novas atividades,  surgindo assim  a  Conexões Yalodês  que agrega todas e todas as características e atividades desta nova configuração do grupo e  toda  semana  avaliamos nossas ações  e   planejamos  parcialmente a nossa semana resumindo as Conexões Yalodê das mulheres da Cidade de Deus.