Conferência de Jornalismo Comunitário

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 17h21min de 2 de fevereiro de 2023 por Nsmiranda (discussão | contribs) (edt)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Verbete criado pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes sociais.
Jornalismo Comunitário

O evento é promovido pelo Fala Roça e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com apoio institucional da Agência de Redes para Juventude.

Sobre

A Conferência de Jornalismo Comunitário debate a produção de jornalismo nas favelas do Rio, Bahia e Espírito Santo.

O trabalho do Jornalismo Comunitário vem transformando a vida das pessoas que estão inseridas dentro de favelas e periferias, mas ainda pouco se divulga e se reflete sobre.

Em meio a onda de ataques à liberdade de imprensa e à democracia, o Rio de Janeiro sediou a primeira edição da Conferência de Jornalismo Comunitário que aconteceu nos dias 30/11 e 1/12 de 2022, para cerca de 20 jornalistas oriundos de favelas do Rio, Bahia e Espírito Santo.

O evento foi realizado pelo Fala Roça e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com apoio institucional da Agência de Redes para Juventude.

“Queremos mostrar a importância de fortalecer o jornalismo comunitário em diversos territórios e acreditamos que a conferência vai construir redes e permitir trocas de conhecimentos entre os grupos”, explica Michel Silva, um dos coordenadores institucionais do Fala Roça.

Os convidados conversaram sobre os novos rumos do jornalismo comunitário, participaram de atividades, assistiram painéis sobre sustentabilidade na mídia, geração de dados e sobre a representatividade no território. As escolhas dos temas são resultados de diálogos realizados com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro nos últimos 10 anos.

Fontes

Voz das Comunidades

Correio Nagô

Diário do Rio

Veja mais

Voz das Comunidades

Vozes das Comunidades

Jornal A Voz da Favela