Favelados e faveladas no parlamento

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 08h13min de 15 de outubro de 2022 por Nsmiranda (discussão | contribs) (edt)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Este verbete reúne a vida, a obra e os feitos de parlamentares originários dos espaços da favela a partir das redes oficiais.
Favela da Rocinha, Rj.

Apresentação

Este trabalho possui como objetivo exibir um balanço da vida, obra e dos feitos relacionados às pessoas de origem de favela que foram eleitas nos últimos anos. Afinal, são essas pessoas que devem representar os interesses dos favelados. Também é de responsabilidade dessas figuras, desenvolver defesas para os cidadãos oriundos desses espaços.

O espaço da favela é como um palco que sente, diretamente em sua pele, os impactos das decisões políticas que atingem não só a sua qualidade de vida, mas sua noção de cidadania, sua honra, dignidade e principalmente a sua incansável luta por sobrevivência.

Diante desses infortúnios queremos, com esta exposição, revelar o que está sendo feito em contraposição a uma (necro)política que vem ditando quem deve viver e quem deve morrer nestes territórios.

O destaque deste verbete está voltado para um despertar, em curso, de uma consciência de raça e classe que chega por meio das lutas de indivíduos favelados que decidiram representar o seu povo e assim defender os seus verdadeiros interesses. É de interesse público conhecer quais são os discursos desses parlamentares, quais foram os projetos e as leis que eles desenvolveram com a finalidade de defender os seus.

Ninguém supera a pobreza sozinho!

Principais lideranças

Benedita da Silva (PT/RJ) - Praia do Pinto / Chapéu Mangueira - RJ

Primeira senadora negra do Brasil, Benedita da Silva, mulher preta e evangélica, de pai pedreiro e mãe lavadeira. Aos 80 anos e prestes a completar 40 anos na política ela foi reeleita, em 2022, deputada federal. Fará parte da bancada da Câmara pelos próximos quatro anos que vai de fevereiro de 2023 a dezembro de 2026. A Parlamentar obteve 113.831 votos pelo Rio de Janeiro e exercerá seu quinto mandato na Câmara Federal.

Marielle Franco (PSOL/RJ) - Maré - RJ

Renata Souza (PSOL/RJ) - Maré - RJ

Dani Monteiro (PSOL/RJ) - São Carlos - RJ

Mônica Francisco (PSOL/RJ) - Borel - RJ

Leci Brandão (PCdoB/SP) - Mangueira - RJ

Simone Nascimento (PSOL/SP) - Pirituba - SP

Benny Briolly (PSOL/RJ) - Favela em Niteroi / Fonseca - RJ

Monica Benício (PSOL/RJ) - Maré - RJ

Veronica Costa (PL/RJ) - Morro do Juramento - RJ

Ver mais