Grupo ECO (Santa Marta)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 18h16min de 8 de maio de 2020 por Caiqueazael (discussão | contribs) (Criou página com ' = Apresentação do Grupo = <p style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: center;"><span style="font-size:larger;">'''<span style="line-height:normal"><span style="color:bla...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Apresentação do Grupo

Associação Escola Sem Muros – Grupo Eco

O Grupo Eco tem como berço e lugar a favela de Santa Marta, situada no Bairro de Botafogo. Esta favela existe desde o final dos anos 30 e hoje abriga uma população de aproximadamente seis mil moradores, entre eles 22% está na faixa etária de 5 a 14nos. O grupo Eco está entre as mais antigas instituições deste lugar, Juntamente com a igreja católica, a Associação de Moradores e os times de futebol. É certo que a partir dos anos 2000, outras importantes organizações surgiram na Favela.

O Grupo Eco nasce da iniciativa de jovens moradores do Santa Marta que decidem valorizar as manifestações culturais da favela e fortalecer a sua organização interna, na busca de melhorias e direitos. No final de 1976 é criado o jornal Eco que passa a ser vendido dentro da favela. Esta atividade dá visibilidade ao Grupo que ganha confiança dos moradores. Comunicação, formação e organização comunitária marcam este Grupo desde início. Durante esse período de muita luta, perdas e vitórias, o Grupo construiu, com solidez, uma história de respeito e confiança, dentro e fora da Favela. Nestes quase 50 anos de atuação na Favela de Santa Marta o Grupo esteve direta ou indiretamente vinculado à luta pelos direitos dos moradores e consolidação da Favela como lugar digno de se morar.

Ação de distribuição de alimentos contra o Coronavírus

Grupo ECO (2).jpeg
Grupo ECO (3).jpeg

Ação de conscientização e informações com Dr. José Luiz

 

Ação de Teleatendimento

Grupo ECO (1).jpeg

 

Formas de Ajudar o Santa Marta

Santa Marta - grupo eco.jpg

A pandemia do Covid-19 já se difunde pela cidade do Rio de Janeiro. Ameaça, principalmente, os 2 milhões de moradores de favelas, pelas dificuldades locais de se praticar e manter as medidas, hoje, indispensáveis ao combate à pandemia: isolamento social e rigorosos hábitos de higiene.
O Projeto PROTEÇÃO PARA TODOS foi criado por um grupo de profissionais liberais e professores abaixo-assinado que têm relações de amizade ou trabalho voluntário na favela de Santa Marta, no bairro de Botafogo. Nela vivem cerca de 5.000 pessoas, com uma grande quantidade de jovens e crianças, mas também uma parcela crescente de idosos e mulheres chefes de família. A população economicamente ativa trabalha a maior parte no comércio, construção civil, atividades domésticas e atividades informais.
A iniciativa partiu da constatação simples e evidente de que a única forma de conter a pandemia Covid-19 e evitar uma situação apocalíptica em nossa cidade, para além dos cuidados individuais, é empreendermos iniciativas coletivas solidárias. Escolhemos uma ação de apoio financeiro direto, em uma escala bem pequena, 50 famílias do Santa Marta, para as quais doaremos uma cesta básica por três meses;pagando aos carregadores locais para fazer as entregas. Além disso, estamos dando um valor em espécie para compra do gás ou qualuqer outra urgência. O nosso compromisso é com 50 famílias, por 3 meses.
O líder comunitário Itamar Silva, presidente da Associação Escola Sem Muros – Grupo Eco, será o Coordenador e responsável, com o apoio de outras entidades locais, pela escolha e a entrega das doações às famílias beneficiadas. Itamar, formado em Comunicação Social, é nosso conhecido há quase quatro décadas.
As doações devem ser feitas para a conta abaixo:

Assoc. Escola Sem Muros – Grupo ECO
CNPJ: 32.436.458/0001-84
Banco do Brasil
Agência: 1569-5
Conta:32.373-X

Pedimos que no depósito seja posto o código de identificação Cuidem-se e que seja enviado por Whatsapp para a pessoa do Grupo de mobilização que fez contato com você.
Quinzenalmente, será enviado um breve relatório aos colaboradores com informações sobre o desenvolvimento do projeto PROTEÇÃO PARA TODOS.
Contamos com a contribuição e mobilização dos amigos e amigas!
Mais do que nunca é tempo de união e solidariedade!!!
Se você puder ajudar com alguma quantia para abril/maio/junho, agradecemos MUITO!