Guardiões do Rio Cascata

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h20min de 2 de junho de 2022 por Renan Oliveira dos Santos (discussão | contribs) (Foi criado o verbete Guardiões do Rio Cascata)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


O projeto Guardiões do Rio Cascata foi selecionado no edital do Laboratório de inovação cidadã, uma ação de extensão da UFRJ que tem o objetivo de estimular projetos sociais que solucionem desafios do cotidiano de favelas e periferias nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. As atividades acontecem no Morro da Formiga, com duração de 3 meses, previsto para ter início em maio de 2022.


movimento vo 6 busca assegurar a di sp compromete em etão sustentável da água e do saneamento para todos.O projeto Guardiões do Rio Cascata tem como proposta envolver a juventude do morro da formiga no debate sobre a preservação do rio, sua encosta, e também a biodiversidade local. O rio Cascata compõem a bacia hidrográfica do Rio Joana e tem 1 km de extensão e a vertente na parte noroeste da comunidade. Sua nascente se localiza dentro da área de amortecimento do Parque Nacional da Tijuca e se configura como área de preservação ambiental. A poluição do rio traz diversas consequências como aumento de matéria orgânica, proliferação de vetores transmissores de doenças e a degradação do solo. A falta de informações sócio ambientais, impactam no aumento do descarte indevido do lixo e consequentemente na qualidade da água, causando danos à saúde da população e o aumento da extinção de espécies aquáticas que poderiam servir de alimento e garantir a segurança alimentar do território. Este projeto visa conectar a juventude com a temática da sustentabilidade hídrica; aproximar medidas de controle e fiscalização da qualidade da água e promover o hábito de preservar o meio ambiente e restaurar o rio Cascata.