Habitação e infraestruturas locais - urbanização versus remoção (live): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Revisão necessária)
 
(7 revisões intermediárias por 6 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
{{DISPLAYTITLE:Habitação e infraestruturas locais: urbanização versus remoção (live)}}


Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.
'''[[Favelas em Movimento (lives)|Favelas em Movimento]]''' é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco. disponível no canal da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, no Youtube. Nesse episódio, os convidados debatem as lutas por acesso à [[moradia]], uma pauta que, apesar de secundarizada pelo poder público, é fundamental para o acesso  a outras políticas públicas. Eles denunciam as violências produzidas pelo estado e apontam soluções.
Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.
 
== Sobre ==
 
'''[[Favelas em Movimento (lives)|Favelas em Movimento]]''' é a nova série de lives do [[Dicionário de Favelas Marielle Franco]]. Toda última terça-feira do mês, às 18h, no [https://www.youtube.com/channel/UC5z5hsnZOZJH8vFacP-9poQ canal da VídeoSaúde] (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, [[:Categoria:Cultura|culturais]] e [[:Categoria:Economia|econômicas]] fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um [[Coronavírus nas favelas|cenário pandêmico]], mas também o futuro.
 
== Resumo ==
Nesse episódio, os convidados debatem as lutas por acesso à [[moradia]], uma pauta que, apesar de secundarizada pelo poder público, é fundamental para o acesso  a outras políticas públicas, como [[:Categoria:Saúde|saúde]] e [[:Categoria:Educação|educação]]. Eles denunciam as [[Violência de Estado na Baixada Fluminense|violências produzidas pelo estado]], a partir das [[Remoções de favelas no Rio de Janeiro|políticas de remoção]] e da deslegitimação das experiências de urbanização feitas pelos próprios moradores, e apontam para soluções, como o investimento em infraestrutura, produção de novas [[Moradia|moradias]] e trabalhos de contenção e drenagem em áreas de encostas. Os convidados analisam ainda os desafios na articulação das lutas por moradia, com a necessidade de organização coletiva e a superação da lógica da terra como mercadoria.


== Habitação e infraestruturas locais: urbanização versus remoção ==
== Habitação e infraestruturas locais: urbanização versus remoção ==
Linha 12: Linha 21:
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=EWoe4lsNC-k}}
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=EWoe4lsNC-k}}


== Sobre ==


"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco .Toda última terça-feira do mês, às 18h, no [https://www.youtube.com/channel/UC5z5hsnZOZJH8vFacP-9poQ canal da VídeoSaúde] (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.
== Ver também ==
*[[Remoções - O resultado da gentrificação na favela (documentário)]]
*[[Remoções de favelas no Rio de Janeiro]]
*[[O Fantasma das Remoções Volta a Assombrar Moradores da Comunidade Estradinha (artigo)]]
*[[Transformações Urbanas e Remoções de Favelas]]
*[[O ‘progresso’ e o direito à moradia: um Rio de remoções (Artigo)]]


[[Category:Temática - Habitação]][[Category:Remoção]][[Category:Lives]][[Category:Urbanização]]
[[Category:Temática - Habitação]]
[[Category:Remoção]]
[[Category:Lives]]
[[Category:Urbanização]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]
[[Categoria:Moradia]]
[[Categoria:Audiovisual]]

Edição atual tal como às 17h21min de 18 de setembro de 2023


Favelas em Movimento é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco. disponível no canal da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, no Youtube. Nesse episódio, os convidados debatem as lutas por acesso à moradia, uma pauta que, apesar de secundarizada pelo poder público, é fundamental para o acesso  a outras políticas públicas. Eles denunciam as violências produzidas pelo estado e apontam soluções.

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Favelas em Movimento é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VídeoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Nesse episódio, os convidados debatem as lutas por acesso à moradia, uma pauta que, apesar de secundarizada pelo poder público, é fundamental para o acesso  a outras políticas públicas, como saúde e educação. Eles denunciam as violências produzidas pelo estado, a partir das políticas de remoção e da deslegitimação das experiências de urbanização feitas pelos próprios moradores, e apontam para soluções, como o investimento em infraestrutura, produção de novas moradias e trabalhos de contenção e drenagem em áreas de encostas. Os convidados analisam ainda os desafios na articulação das lutas por moradia, com a necessidade de organização coletiva e a superação da lógica da terra como mercadoria.

Habitação e infraestruturas locais: urbanização versus remoção[editar | editar código-fonte]

Sexto episódio da série de lives: "Favelas em Movimento": Favela em Movimento - Habitação e infraestruturas locais: urbanização versus remoção

O tema debatido é habitação​ e infraestruturas locais, com os(as) convidados(as): Camila Moradia, líder da luta por moradia no Complexo do Alemão, fundadora e coordenadora do MEAA - Mulheres em Ação no Alemão; Guilherme Pimentel, Advogado com atuação na área de direitos humanos, atual Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do RJ e Coordenador de Política Criminal do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias do Brasil; Simone Rodrigues, Advogada, membro dos coletivos Conselho Popular, Rocinha Sem Fronteiras e União por Moradia Popular.

Mediador é o Orlando Santos Junior, sociólogo, doutor em planejamento urbano e regional, diretor do IPPUR/UFRJ, pesquisador do Observatório das Metrópoles e membro do Conselho Editorial do Dicionário de Favelas Marielle Franco.


Ver também[editar | editar código-fonte]