Jockey Clube (bairro)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h04min de 9 de outubro de 2023 por ViniciusFelinto (discussão | contribs) (Criou página com 'A história do bairro está atrelada ao Jockey Club de São Gonçalo. Após sua construção a localidade foi rapidamente habitada e recebeu muitas melhorias. Com o fechamento...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

A história do bairro está atrelada ao Jockey Club de São Gonçalo. Após sua construção a localidade foi rapidamente habitada e recebeu muitas melhorias. Com o fechamento do Jockey, findaram as melhorias, mas os moradores permaneceram no local e mantiveram o nome da localidade e futuro bairro.

O bairro que apesar de ter estrutura precária, semelhante a muitas comunidades no Rio de Janeiro, possui “pontos turísticos" conhecidos por seus moradores mais antigos. Um deles, talvez o mais famoso, seja o Largo do Jockey, que atualmente encontra-se ocupado por diversos blocos do Condomínio Minha casa minha vida, porém, antes desta construção, a área era famosa por sediar todos os fins de semana festivais de cafifa, atraindo dezenas de jovens para o local.

Outro ponto bastante conhecido no bairro é a represa, que fica localizada no bairro do anaia pequeno, bairro vizinho ao do Jockey. Atualmente sua água se encontra imprópria para banho, porém, nos tempos mais antigos era comum que diversos moradores fossem para lá nos fins de semanas mais quentes para se refrescarem.

Além dos festivais que ocorriam todos os fins de semana no largo do jockey, o local era conhecido também por sediar diversos campeonatos de futebol amadores, reunindo times de diversas regiões do município.