Morro da Mineira

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h00min de 24 de março de 2020 por Fernando ermiro (discussão | contribs) (Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Mineira

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

História

O Morro da Mineira é uma favela a quinhentos metros do Sambódromo na Praça da Apoteose. A origem do morro remonta os meados do século XX, quando pessoas ocuparam o lugar em busca de um lugar próximo ao centro da cidade, mas atendesse a condição social dos menos privilegiados


 

O nome “Morro da Mineira” foi uma homenagem a uma moradora. Seu nome era Maria da Silva Dias César, que veio de Minas Gerais por volta da década de 1950 à procura de melhores condições de vida.


 

Em Minas Gerais passou por grandes dificuldades morando numa região rural e com pouquíssimos recursos, o que fez com que mudasse para o Rio de Janeiro, justamente para o atual Morro da Mineira.


 

Ainda quando morava em Minas, Maria foi levada, a aprender o ofício de parteira. Exercendo essa profissão se tornou muito conhecida e respeitada por toda afavelaonde morava, sendo carinhosamente chamada de dona “Mineira”. Por suas mãos nasceram muitas criançasqueela sempre atendia de muito bom grado com muita disposição e eficiência.


 

A Mineira faleceu na década de 1980 e foi sepultada no cemitério de São Francisco de Paula no Catumbi próximo à sua residência. Deixando profundas marcas em todos que a conheceram, sendo justamente homenageada com o nome do morro, o Morro da Mineira.


 


 

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Mineira

https://www.favelagrafia.com.br/2016/mineira