Outros mapeamentos de forma de ajudar favelas

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 16h54min de 8 de abril de 2020 por Caiqueazael (discussão | contribs) (Criou página com ' <span style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;">A equipe do '''Dicionário de Favelas Marielle Franco''' está comprometida com o enfrentamento ao Corona...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

A equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco está comprometida com o enfrentamento ao Coronavírus nas favelas e periferias. A proposta é visibilizar as demandas específicas que as favelas tem diante da pandemia. Se liga nas iniciativas de mapeamento que estão sendo feitas pelo Brasil: 

Acesse também: 

 

RJ | Mapeamento Coletivo de enfrentamento ao Coronavírus

 

Mapa.jpg

Acesse o mapa clicando aqui. 

BA | InterAGIR SSA

Seguindo a iniciativa pioneira do Dicionário de Favelas Marielle Franco - que produziu um compilado de notícias sobre os efeitos do Novo Corona Vírus nas favelas do Brasil - , o grupo de pesquisa EtniCidades propõe esse espaço para registro das iniciativas de comunidades da cidade de Salvador no combate e prevenção ao Covid-19.

Esse canal tem como objetivo contribuir para articulação dessas localidades e a construção de redes de cooperação e solidariedade em Salvador.

Iremos mapear as iniciativas comunitárias de prevenção e combate ao coronavírus, assim como registrar as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos bairros populares no contexto de pandemia.

É nos bairros populares onde se concentra parcela expressiva da população em vulnerabilidade socioeconômica, de trabalhadores autônomos e informais, com precária infraestrutura urbana e de saneamento, significando desafios maiores para a salvaguarda dessas vidas.

Ações e campanhas comunitárias para prevenção e combate ao coronavírus em Salvador, as dificuldades enfrentadas pelos moradores de bairros populares no contexto de pandemia, mais o mapeamento de serviços públicos criados e ou adaptados para essa crise, constituem os três eixos temáticos dessa pesquisa. Além desses eixos estruturantes, a plataforma proposta ainda apresenta as ações da e na Ufba relacionadas ao combate do covid-19 em Salvador, assim como reúne as legislações e instrumentos regulatórios criados especificamente para o contexto de pandemia.

O levantamento das informações prioriza a articulação direta com essas comunidades, mediante contatos com lideranças comunitárias e associações, lideranças religiosas e suas diversas instancias representativas, blocos afro e afoxés, assim como  grupos de capoeira e culturais.

Em paralelo a articulação direta com esses agentes, as redes sociais constituem campo importante para o levantamento dessas ações e campanhas comunitárias.

Para acessar o site, clique aqui. 

 

MG | Praxis EA- UFMG

PRAXIS é um grupo de pesquisa do CNPq, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq.

Objetiva investigar criticamente as condições contemporâneas de projeto, produção e uso do espaço urbano, mapear criticamente aspectos das dinâmicas sócio-espaciais das cidades brasileiras e desenvolver práticas compartilhadas através da mediação entre tecnologia, projeto, construção, informação, vivência e criatividade em torno dos agentes envolvidos nesses processos.

As pesquisas do PRAXIS agregam pesquisadores da EA/UFMG e de outras instituições, graduandos e pós-graduandos, com o objetivo comum de investigar o espaço urbano como meio estruturado e estruturante da vida cotidiana.

Para acessar a página do grupo, clique aqui.