Pequeno manual antirracista (livro): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Uso da ferramenta Citar para Referências)
Sem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[File:Manual antirracista.jpg|right|thumb|Capa do livro Manual antirracista]]Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do [[:Categoria:Racismo|racismo]], negritude, branquitude, [[Racismo, motor da violência (relatório)|violência racial]], cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática [[Enraizando o Antirracismo nas Favelas|antirracista]] é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.
[[File:Manual antirracista.jpg|right|thumb|Capa do livro Pequeno manual antirracista]]Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do [[:Categoria:Racismo|racismo]], negritude, branquitude, [[Racismo, motor da violência (relatório)|violência racial]], cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática [[Enraizando o Antirracismo nas Favelas|antirracista]] é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.
  Autora: Djamila Ribeiro
  Autora: Djamila Ribeiro
Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes de comunicação da Editora Companhia das Letras<ref>[https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista Companhia das Letras]</ref>.
Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes de comunicação da Editora Companhia das Letras<ref>[https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista Companhia das Letras]</ref>.
{{Clear}}
{{Clear}}


== Ficha técnica ==
== Ficha técnica ==
'''Título:''' Pequeno manual antirracista<ref>RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. Companhia das letras, 2019. Disponível em: [https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista Companhia das Letras]</ref>
'''Título:''' Pequeno manual antirracista<ref>RIBEIRO, Djamila. '''Pequeno manual antirracista'''. Companhia das letras, 2019. Disponível em: [https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista>]. Acesso em: 26 Set. 2023.</ref>


'''Autora:''' Djamila Ribeiro
'''Autora:''' Djamila Ribeiro

Edição atual tal como às 11h20min de 26 de setembro de 2023

Capa do livro Pequeno manual antirracista

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Autora: Djamila Ribeiro

Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes de comunicação da Editora Companhia das Letras[1].

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Título: Pequeno manual antirracista[2]

Autora: Djamila Ribeiro

Publicação: 2019 (1ª edição)

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 978-8535932874

Idioma: Português    

Nº de páginas: 136 páginas

Sobre a autora[editar | editar código-fonte]

DJAMILA RIBEIRO nasceu em Santos, em 1980. Mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista do jornal Folha de S.Paulo, foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen, e é autora de O que é lugar de fala (2017) e Quem tem medo do feminismo negro? (2018).

  1. Companhia das Letras
  2. RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. Companhia das letras, 2019. Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535932874/pequeno-manual-antirracista>. Acesso em: 26 Set. 2023.