Práticas e experiências racializadas na Maré (livro): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Criou página com 'Práticas e experiências racializadas na Maré é uma publicação que faz parte da série "Cadernos Identidades e Racialidades na Maré" produzida pela Redes da Maré. São apresentados artigos em primeira pessoa e entrevistas realizadas por tecedores que participam da equipe da Casa Preta, a partir de reflexões pautadas em práticas de educação, memória, oralidade, mobilização social e processos formativos acerca do combate ao racismo e proposição de epistemol...')
 
Linha 29: Linha 29:


== Publicação completa ==
== Publicação completa ==
 
<pdf height="1200" width="800">File:Práticas e experiências racializadas na Maré.pdf</pdf>


== Ver também ==
== Ver também ==

Edição das 17h22min de 30 de março de 2024

Práticas e experiências racializadas na Maré é uma publicação que faz parte da série "Cadernos Identidades e Racialidades na Maré" produzida pela Redes da Maré. São apresentados artigos em primeira pessoa e entrevistas realizadas por tecedores que participam da equipe da Casa Preta, a partir de reflexões pautadas em práticas de educação, memória, oralidade, mobilização social e processos formativos acerca do combate ao racismo e proposição de epistemologias negras.

Autoria: Redes da Maré

Apresentação

Comungando da metodologia de trabalho da Redes da Maré, surge a Casa Preta da Maré, como projeto em 2019 e como espaço físico em 2023. A Casa Preta da Maré é um espaço de formação teórica-metodológica e política para trabalhar as questões étnico-raciais no Conjunto de Favelas da Maré, incidindo politicamente no Rio de Janeiro e no Brasil.

A Casa Preta da Maré tem como objetivo promover a formação de lideranças negras e a conscientização da população sobre o racismo, bem como tecer redes para a formulação e efetivação de políticas públicas voltadas para a população negra. A Casa oferece cursos, oficinas, palestras, debates e outras atividades que abordam como a história da negritude no Brasil, o racismo estrutural, a cultura afro-brasileira e a luta antirracista.

Assim, a Casa Preta da Maré se articula com a produção de conhecimento protagonizada por pessoas negras e indígenas, compreendendo que pautar espaços e materiais voltados para a pesquisa, ensino e reflexão contribui para a reeducação das relações raciais. Dessa forma, o eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades, em especial a Casa Preta da Maré, lança os Cadernos Identidades e Racialidades na Maré. A primeira edição do projeto é composta por três publicações: Caderno l - Práticas e experiências racializadas na Maré, Caderno ll - Os Crias Originais e Caderno lll - Dados e Debates sobre a população negra na Maré.

Sejam bem-vindos ao primeiro caderno “Identidades e Racialidades na Maré”.

Artigos

1. PERFIS NEGROS NA MARÉ - HELANA EDIR Entrevista por Marcos Diniz

2. SEGUIR O PLANO: NEGRITUDE E O COMBATE À COVID-19 Millena Juliette Teles Moraes Ventura

3. FALANDO DE HOMEM PRETO - SILÊNCIOS E VOZES NA MARÉ E NO BRASIL Carlos André Nascimento

4. PERFIS NEGROS NA MARÉ - MESTRE MANOEL Entrevista por Tiago Blanc

5. MINAS E MARÉ: ENCONTROS E DESENCONTROS Rodrigo Almeida

6. PERSONAGENS NEGROS EM ESCOLAS DA MARÉ: LUTA, MOBILIZAÇÃO TERRITORIAL E RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO David Alves

7. PERFIS NEGROS NA MARÉ - RODRIGO MARÉ Entrevista por Tiago Blanc

8. PERFIS NEGROS NA MARÉ - LUDMYLLA BRAGA Entrevista por Millena Ventura

Publicação completa

Ver também