Publicações sobre o Dicionário de Favelas Marielle Franco

De Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h32min de 25 de novembro de 2021 por Clara (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Este verbete foi produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Sobre 

Página destinada aos trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos, matérias em jornais ou revistas e artigos de opinião relacionados ao Dicionário de Favelas Marielle Franco, produzidos sobre ou a partir do projeto e seus(as) pesquisadores(as).

Trabalhos de conclusão de curso

Dicionário de Favelas Marielle Franco: análise e apresentação de um modelo de sistematização conceitual e terminológica

Autor: Thiago Ferreira Oliveira

Resumo: O objetivo deste trabalho foi "avaliar a estrutura conceitual da plataforma e mediante a análise propor a possibilidade de um modelo de sistematização conceitual e terminológica, utilizando os parâmetros da linguagem documentária e vocabulário controlado como métodos de padronização. Como objetivos específicos: trazer à tona os significados sobre favelas, desde a sua origem nominal quanto aos aspectos atuais; apresentar as dinâmicas teóricas sobre a organização e representação do conhecimento; buscar dados bibliográficos sobre os sistemas de organização do conhecimento e por conseguinte, levantar informações sobre a linguagem documentária, vocabulário controlado e tesauros; Mediante a coleta de um conjunto de verbetes, avaliar as possibilidades de melhorias no que tange os aspectos de classificação da informação. A abordagem metodológica deste estudo é qualitativa, do tipo descritiva e explicativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, o método da pesquisa terminológica e da análise facetada. Constatou-se que a partir dos desdobramentos apresentados na coleta de dados por meio das fichas terminológicas, há um caminho possível para a implementação de um modelo de sistematização conceitual e terminológica para a Wikifavelas, resultando em uma melhor classificação das informações propiciando uma recuperação informacional efetiva. O Dicionário de Favelas Marielle Franco dispõe de um acervo cultural riquíssimo sobre assuntos relacionados às favelas, sendo assim, mediante a grande quantidade informacional, os usos dos mecanismos apresentados neste trabalho tornam-se essenciais."

Clique aqui para acessar o trabalho completo!

Artigos acadêmicos

Painéis comunitários: a disputa pela verdade da pandemia nas favelas cariocas

Autores: Palloma Valle Menezes, Alexandre Almeida de Magalhães e Caíque Azael Ferreira da Silva.

Resumo: O presente artigo descreve e analisa a experiência dos painéis comunitários de mapeamento da Covid-19 organizados por moradores de favelas da cidade do Rio de Janeiro. Tais painéis são dispositivos que quantificam a extensão e intensidade da pandemia nesses territórios, apresentando arranjos diversos que envolvem dados produzidos por moradores, serviços de saúde ou órgãos públicos. Mobilizados a partir da inconsistência ou falta de informações sistematizadas sobre a pandemia em seus territórios, os painéis operam uma disputa pela verdade da pandemia nas favelas, num contexto de desvalorização das políticas de combate ao vírus e negacionismo. A tensão produzida com os painéis chama a atenção para a existência de tais territórios no tecido urbano e as relações que o poder público sustenta em cada local. Para compreender esse processo, partiremos de dados compilados pelo Dicionário de Favelas Marielle Franco, notícias de jornal, sites dos coletivos promotores desses painéis, bem como falas públicas de moradores dessas localidades.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Covid-19 and the Brazilian Reality: The Role of Favelas in Combating the Pandemic

Autores: Luana Almeida de Carvalho Fernandes, Caíque Azael Ferreira da Silva, Cristiane Dameda e Pedro Paulo Gastalho de Bicalho.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Memória como direito à cidade: Dicionário de Favelas Marielle Franco

Autoras: Sonia Fleury e Palloma Menezes.

Resumo: O artigo apresenta e discute a experiência do projeto“Dicionário de Favelas Marielle Franco”, criado a partir da colaboração de um grupo heterogêneo de pessoas–pesquisadores, moradores de favelas e grupos ativistas –e que tem por objetivo incentivar uma ampla articulação do conhecimento (acadêmico ou não) produzido sobre as favelas, que muitas vezes se encontra disperso ou hierarquizado em determinada área de conhecimento. Ao reunir os conhecimentos produzidos acerca das favelas por meio de uma plataforma Wiki própria, colaborativa e de construção coletiva, o dicionário busca a difusão de outras narrativas acerca destes territórios e suas populações buscando valorizar suas memórias e experiências.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Pandemia nas favelas: entre carências e potências

Autoras: Sonia Fleury e Palloma Menezes.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Wikifavelas - Dicionário de Favelas Marielle Franco: um modelo de sistematização Wiki na Organização e Representação da Informação

Autores: Thiago Ferreira Oliveira, Amanda Mendes Silva, Mariana Macedo e Fernanda Carolina Pegoraro Novaes

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Matérias e artigos de opinião