Rede Emancipa de Educação Popular

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Conteúdo publicado originalmente nas redes sociais do coletivo.
Fundo verde e letras brancas com os dizeres: "rede emancipa movimento social de educação popular".
Logo da Rede Emancipa


A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que luta pela democratização do acesso à universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. Lutam também contra as desigualdades econômicas, o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia, em defesa do meio ambiente e da saúde pública!

Os cursinhos populares estão presentes em diferentes estados do Brasil e são totalmente gratuitos, nem adotam processo seletivo.

A Rede[editar | editar código-fonte]

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O principal foco de atuação da Rede Emancipa tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular.

Nos cursinhos, além de refletir sobre o conteúdo exigido pelos vestibulares de uma maneira que esteja de acordo com o contexto vivido pelos estudantes, também é priorizada a educação transformadora que ofereça o máximo de instrumentos para que estes pensem as suas realidades de maneira crítica e emancipadora.

A Rede constrói um projeto político-pedagógico que vai além do ensino para o vestibular, que possibilite à juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida. Nesse projeto se engajam estudantes universitários, secundaristas, professores do ensino básico, professores e estudantes da Rede Emancipa, família, associação de bairro, comunidade e todos que queiram construir outro futuro.

As aulas são ministradas voluntariamente por professores já formados e também por professores estudantes universitários de várias universidades públicas e privadas do país. O espaço da Rede Emancipa não se limita apenas ao cursinho, ao longo dos anos, o entendimento de que o processo educativo é ininterrupto ao longo da vida, tem servido de inspiração para que outras experiências de educação popular sejam realizadas, temos planos que incluem alfabetização de jovens e adultos, preparação para concursos, educação infantil e pré-vestibulinho.

Ao longo de sua história a Rede Emancipa já atendeu a mais de 20 mil estudantes, auxiliando milhares a entrar nas mais diversas universidades e furar o bloqueio do acesso ao Ensino Superior do país.

10 anos[editar | editar código-fonte]

Em 2017 a Rede Emancipa de Educação Popular completou 10 anos. O movimento que começou com um cursinho pré-universitário em Itapevi (SP) chegou aos seus 10 anos com quase 40 unidades, em mais de 20 cidades, em 7 estados, em todas as regiões do país.

Ao longo dessa década aprendemos ao ensinar e ensinamos ao aprender. Foram dezenas de milhares de estudantes que passaram nesta rede. Centenas de professores voluntários e militantes de uma educação emancipadora. Milhares de novos estudantes no ensino superior brasileiro que têm pintado as universidades com as cores do povo.

Educando para a liberdade compreendemos que a educação popular é imprescindível em todos os níveis. De nada adianta o conteúdo se não for socialmente referenciado. A mudança de vidas pelo trabalho da Rede Emancipa é também parte de um projeto coletivo de transformação. E por isso também temos trabalhado com turmas de alfabetização de jovens e adultos, preparação para concursos, educação infantil, pré-vestibulinho, entre tantas formas de tomar em nossas mãos as rédeas do nosso futuro.

Resgatar a história dos 10 anos da Rede Emancipa é afirmar a perspectiva de luta por um futuro melhor para a juventude e para o Brasil, movido pela necessidade de educar para a liberdade, de democratizar o acesso à informação, à educação e ao conhecimento em todos os níveis. Tais ações são a marca da atuação deste movimento social por uma década e os alicerces para os nossos sonhos futuros.

Emancipa no RJ[editar | editar código-fonte]

Veja a atuação da Rede Emancipa no estado do Rio de Janeiro:

Redes sociais[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]