Rede Nacional de Mães e Familiares de Vitimas do Terrorismo do Estado

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 15h42min de 24 de agosto de 2022 por Thaís Cruz (discussão | contribs)

Autora do verbete: Thaís Cruz

Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado.jpg

Sobre

A letalidade policial brasileira supera seu próprio recorde ano após ano. Segundo o Monitor da Violência, 6.160 pessoas foram mortas por policiais no País em 2018 – 935 a mais que em 2017. Os sistemas prisional e socioeducativo descumprem os direitos fundamentais da pessoa humana e deixam de cumprir seus reais propósitos.

As marcas e traumas deixados por esta violência de Estado resultaram na união de  mães e familiares para lutar por direitos, justiça, reparação e memória em todo o Brasil.

Para as mães que tiveram seus filhos assassinados brutalmente pelas polícias, maio representa o mês de luta e de busca por responsabilização do Estado pela política de terrorismo que vitimiza um população bastante especifica: jovens, negros e pobres. É também o mês em que, desde 2016, mães e familiares se reúnem anualmente.

Encontros

Os Encontros da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado têm o objetivo de fortalecer a luta por Justiça daqueles que perderam seus familiares, dando visibilidade às violações de direitos perpetradas pelo Estado. É um importante momento de troca de experiências entre os familiares, que vivem o cotidiano de ameaça e repressão e buscam a construir a memória de seus filhos.

Em 2020, Fortaleza será a casa do 5º Encontro Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado.  

Contato

Facebook: Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado.

Instagram: @contraoterrorismodoestado

E-mail: redenacionaldemaesefamiliares@gmail.com

Site