SOS Providência

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais do coletivo[Notas 1].
SOS Providência
SOS Providência

O SOS Providência/Região Portuária é um comitê de emergências formado por projetos e moradores que atuam no Morro da Providência e Região Portuária. O grupo se reúne para atuar em parceria e suportar o território no controle e eventual redução da contaminação do Covid-19, além de organizar e promover ações que auxiliem principalmente as áreas mais vulneráveis dos territórios.

Equipe

Articuladores.png

Reunidos para apoiar os moradores da Zona Portuária do Rio de Janeiro, ativistas do Morro da Providência atuam coletando doações e implementando medidas contra a pandemia do covid-19.

Atividades atuais

Mesmo após o fim da pandemia de coronavírus, o SOS Providência continua mobilizado com ações voltadas para a pesquisa no território e formação dos moradores.

1º Censo Popular da Providência

Pesquisadores do território com apoio do IPPUR.
Pesquisadores do território com apoio do IPPUR.

O 1º Censo Popular da Providência - Censo popular, automapeamento e cartografia social da Providência - é uma iniciativa de morador para morador e foi comprometida na construção de dentro para fora, pensando uma pesquisa com referência a outros espaços de favela, que também tiveram experiência com auto pesquisas, a exemplo: na Rocinha, Cidade de Deus e Maré. Mas, não foram deixadas de foram outras importantes pesquisas de referencias como PNAD, IBGE e a EBIA.

Formação de Morador Monitor

Turma de moradores na formação dos Moradores Monitores.
Turma de moradores na formação dos Moradores Monitores.

O Morador Monitor é uma tecnologia de Comunicação Social construída durante a pandemia para mitigar os impactos do Covid-19 no Morro da Providência. Os moradores foram capacitados numa formação para se apropriarem dessa tecnologia.

A formação passou temas como: Ativismos sociais de base Comunitária, A importância das pesquisas nas favelas por favelados, Segurança Alimentar, Pequena África e o Morro da Providência, Reconhecendo o território no Mapa, Cartografia Social, Apps de coleta dados e gestão de pesquisas.

Certificação dos MMs é um momento de reconhecimento da formação dos moradores como pesquisadores populares, afins de emponderá-los dos conhecimentos e saberes que estão em nossos cotidianos, mas que nem sempre reconhecemos dentro de uma formalidade e assim, conscientiza-los de suas habilidades e potencializa-los ainda sobre a importância que exercem no lugar em que vivem.

Saiba mais:

Oficina de gestão de projetos

Turma de gestão de projetos.
Turma de gestão de projetos.

Aqui no SOS, realizamos uma formação voltada para lideranças territoriais focada na gestão de seus projetos.

A gestão de projetos envolve a coordenação de equipes e recursos para atingir objetivos específicos do projeto. Para isso, é fundamental a criação de uma cultura organizacional que valorize a gestão de projetos como uma ferramenta estratégica. Na gestão de projetos, é essencial o alinhamento entre as expectativas, a viabilidade do projeto e a capacidade da equipe executora.

A oficina contou com contribuições e apoio do Instituto Ayó, Diamantes da Favela, projeto Sonhando Juntos, Arena Samol e Associação de Moradores do Morro da Providência.

Ações na pandemia

O Comitê se mobilizou na pandemia para mitigar os efeitos da pandemia, realizando ações de distribuição de cestas básicas e de alimentos orgânicos, produção e distribuição de máscaras, instalação de bicas públicas em diferentes partes do morro, tutoriais de orientação aos moradores para realização do cadastro no auxílio emergencial e facilitar o processo em caso de morte domiciliar.

Veja mais:

Transparência

Para acessar as prestações de contas, clique aqui

Ver também