União Coletiva pela Zona Oeste

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas das redes oficiais do coletivo.

Logo do movimento..jpg

Sobre

A União Coletiva Pela Zona Oeste é um movimento de união dos coletivos do eixo Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, na cidade do Rio de Janeiro que executa trabalhos de base e conscientização contra o CoronaVírus na região.

Assista sobre o movimento:

Apresentação

Apresentação do grupo retidado do Instagram oficial:

Alô meu povo!

A gente criou movimento de união dos coletivos, lideranças e pessoas das comunidades e favelas da baixa ZO. ( Santa Cruz, Paciência e Sepetiba), juntando todos os movimentos e frentes, sem ligar pra religião e lado político, com a ideia de cobrar do governo, das empresas grandes e ricas que estão aqui e mídia sobre o que realmente tá rolando aqui com a gente. Sabia que juntos a gente soma mais de 40% dos cidadãos cariocas? Além de juntos estarmos pensando em mapeamentos e ações prudentes que ajudem a diminuir a fome e questões de água e esgoto que é a realidade de muitas famílias dessa área, e que está ficando cada vez pior nessa quarentena.
Esse é um momento em que precisamos unir nossas forças e usar nossas redes de comunicação (WhatsApp, Facebook, Instagram, Telefone e etc) para a gente ter VOZ. A gente sabe que o pessoal da grana não dá muita importância para o que acontece aqui. E a gente tem que ser ouvido. Não dá pra gente ficar pior do que já estamos. Ficar em casa faz a gente usar a internet como uma ferramenta que vai nos ajudar nas ações. A gente não precisa estar perto fisicamente quando nossos pensamentos estão juntos. E estando juntos e organizados podemos fazer com que nos escutem.
A gente tem que se juntar não só para ser solidário e fazer caridade. É hora da gente mostrar que estamos aqui e vamos resistir! Precisamos pensar também nos nossos deveres e falar para as pessoas que a gente conhece sobre o CoronaVírus. Com isso, vamos atuar e cobrar assistência para a nossa região, enfrentando a pandemia de cabeça erguida.

Convocamos aos companheiros ativos na luta e a sociedade que queira somar AGINDO E BUSCANDO SOLUÇÕES, mesmo que à distância, porque precisamos perseverar, para preservarmos a TODAS AS PESSOAS, é nossa RESPONSABILIDADE.
Vamos juntos!

Ações na pandemia

Integrantes

  • Espaço cultural A Era do Rádio de Sepetiba;
  •  Plataforma CASA Favela do Aço;
  • Cambucá e De cá pra lá do João XXIII;
  • Coletivo Martha Trindade do João XXIII; 
  • PEPUC de Vila Paciência; 
  • Criar e transformar da Urucânia;
  • Centro Cultural Çape Typa de Sepetiba Culturazo.

Redes sociais