União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 17h54min de 8 de fevereiro de 2022 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com 'centro|miniaturadaimagem|380x380px|Logo da Unegro === História === Foi na Salvador de 1988, dentro da Biblioteca Pública dos Barris, que surg...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Logo da Unegro

História

Foi na Salvador de 1988, dentro da Biblioteca Pública dos Barris, que surgiu a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). Faziam apenas três anos que o Brasil havia saído da repressão e autoritarismo da Ditadura Militar (1964-1985) e o fervor por liberdade e democracia tomavam conta das ruas. Diante desse cenário de entusiasmo revolucionário, a entidade, criada por negras e negros marxistas, tornou as ruas como o seu principal campo de atuação, realizando ações contra o extermínio da população negra e na luta antirracista, de gênero e classe. Trinta e três anos depois, a entidade ainda precisa lutar por problemas que já poderiam ter sido superados se as raízes do  racismo não fossem tão profundas no país. A UNEGRO está organizada em 25 estados da Federação mais o Distrito Federal, entre os quais (AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC SE, SP, TO).[1]

Em 14 de Julho de 2020, celebramos 32 anos de luta incansável contra o racismo! A Unegro é uma organização pioneira na denúncia do genocídio da juventude negra, na interface de raça, classe e gênero, de protagonismo de pessoas LGBT como dirigentes, temos uma mulher como Presidenta. Nesse vídeo de celebração, lideranças nacionais, fundadores/as, parlamentares, dão esse recado:



Redes sociais