Violência, Criminalidade, Segurança Pública e Justiça Criminal no Brasil: Uma Bibliografia (resenha)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h35min de 24 de agosto de 2021 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com 'Autora: Giovanna Monteiro == Breve contextualização do texto e de seus autores == O texto "Violência, Criminalidade, Segurança Pública e Justiça Criminal no Brasil: Uma...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Autora: Giovanna Monteiro

Breve contextualização do texto e de seus autores

O texto "Violência, Criminalidade, Segurança Pública e Justiça Criminal no Brasil: Uma Bibliografia" de Roberto Kant de Lima, Michel Misse e Ana Paula Mendes de Miranda tem como objetivo estabelecer o arcabouço bibliográfico dos estudos de Sociologia Urbana e da Violência no Brasil até o ano de 2000. De acordo com os autores, nos anos 2000 já existe um campo disciplinar relativamente consolidado, sendo necessário fazer um balanço do que tinha sido produzido até ali. Para pensar o conteúdo do artigo em si, também é importante contextualizar os autores dentro da Academia brasileira.

Roberto Kant de Lima é doutor em Antropologia pela Universidade de Harvard e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, além de coordenar o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Seus estudos são voltados principalmente para a Antropologia do direito e da política, administração de conflitos e produção de verdade, sendo pioneiro nos estudos etnográficos sobre a polícia e o sistema judiciário. O InEAC, junto com o NEV (Núcleo de Estudos da Violência) e o NECVU (Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana) são os principais centros de estudo sobre violência urbana no Brasil, tendo vital importância na consolidação dessa linha de pesquisa e com pesquisadores que são centrais nessa revisão bibliográfica. 

Michel Misse, diretor do NECVU hoje, é doutor em Sociologia pelo IUPERJ sob orientação de Luiz Antônio Machado, um dos principais nomes da Sociologia Urbana. Misse possui estudos na área de criminalidade, drogas, comportamento desviante e violência urbana, com trabalho pioneiro sobre menores infratores. Já Ana Paula Mendes Miranda é doutora em Antropologia Social pela USP e pesquisadora do InEAC, com trabalhos voltados para políticas públicas, crimes, conflitos, percepção da violência e manifestação de intolerância religiosa.