Agroecologia - episódio 6 (programa)
Papo na Laje é um programa disponível em plataformas virtuais, como o Youtube, e na TV fechada (canal 6, Claro/NET) desenvolvido pelo Brasil de Fato em parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais.
Sobre[editar | editar código-fonte]
O episódio aborda experiências na favela da Rocinha, e na Serra da Misericórdia, que se estende por diversos bairros da zona norte carioca.
A Associação de Cultura Arte e Esportes da Rocinha (ACAER) atua há mais de 20 anos na comunidade. Além de estimular a identidade cultural, a organização também trabalha pela revitalização do Parque Ecológico, inserção de árvores nativas na floresta da Tijuca e doação de mudas alimentícias para os moradores.
Severino Franco é mestrando em Planejamento Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e co-fundador da ACAER. No programa, ele defende que a agroecologia é um conjunto de fatores que promovem a qualidade de vida.
"Tento construir na cidade o entendimento de que é necessário amenizar os impactos ambientais e sociais, porque os maiores afetados pelas catástrofes ambientais são os mais pobres. Sustentabilidade é um conjunto de coisas, envolve saúde, educação, infraestrutura e a natureza é parte disso", disse Severino.
Defender a última área verde da zona norte da cidade, o maciço da Serra da Misericórdia, é um dos objetivos da ONG Verdejar Socioambiental. Desde os anos 1990, a organização busca valorizar a cultura e saberes de seus habitantes e, com isso, contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
"A fome vem crescendo drasticamente, pra quem o agro é pop? Nós que estamos nas periferias precisamos conquistar as tecnologias que a agroecologia apresenta para ser sustentável. A agroecologia tem o poder de levar para as pessoas o real valor da alimentação e seus processos", conta Lucas Fernando, bolsista do projeto tecnologias sociais e saúde na favela da Verdejar em parceria com a Fiocruz.
"Na vida real o agro é morte, invade terras indígenas, do pequeno produtor, derruba a Amazônia. Exporta toda produção enquanto o povo come osso. Distribuímos cesta de alimentos na Rocinha e tem horas que bate um desespero pelo tamanho da demanda", completa Severino da ACAER.
Convidados: Severino Franco e Lucas Fernando dos Santos.
Apresentadora: Juliana França.
O episódio[editar | editar código-fonte]
Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]
Direção Colegiada: Moysés Corrêa
Sistema Brasil de Fato RJ
Coordenação Geral: Rodrigo Marcelino
Coordenadora Editorial: Mariana Pitasse
Produção Executiva: Amanda dos Santos Costa
Direção e Roteiro: Dieymes Pechincha
Produtora de Conteúdo: Sintropia Produções
Direção de Fotografia: Chico Brun
Edição: Tuany Zanini
Som e Trilha Sonora: Chico Brun
Still: João Victor Portugal e Stefano Figalo
Programação visual: Giulia Santos e Juliana Braga
Pesquisa: Clivia Mesquita
Reportagem: Jéssica Rodrigues
Operadores de câmera: Chico Brun
Assistência de câmera: Tuany Zanini
Correção de cor: Tuany Zanini
Designer de som: Chico Brun
Produção de locação: Amanda dos Santos Costa
Motorista: Luiz Roberto Machado
Conselho Político: Breno Rodrigues, Caroline Barbosa Rufino, Otavio Cleverson Portilho, Dieymes Pechincha, Dulce Pandolfi, Fernando Veloso, Itamar Silva, Leonardo Nogueira, Nilza Valéria, Ricardo Pinheiro, Rodrigo Marcelino, Taiso Motta, Tayane Cardoso e Tuany Zanini
Associação Lima Barreto
Educação e Comunicação Captação de projetos: Fernando Veloso
Coordenação: Administrativa Aline Bernardino
Agradecimentos
Morro do Guararapes: Janderson Dias, LC do Corte Lelo Reis, Flavinho e Palloma Soares
Morro da Formiga: Carol Sousa
Morro da Caixa D’água: Vagner da Quentinha, Vavinha e Bodinho da laje, Júnior Cabeça, Laudelina Dias, Patrícia e Amalia