Ame o Tucunduba

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Somos uma inciativa apartidária e independente, feito de pessoas para pessoas, que propõe a reconexão da cidade de Belém com seus rios urbanos, em especial o Tucunduba.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais do coletivo.
AME O TUCUNDUBA

Sobre[editar | editar código-fonte]

A Ame o Tucunduba, é uma organização formada por 7 mulheres, surgiu em 2016, e tem como objetivo provocar mudança das relações entre águas, pessoas e cidades, a partir da educação ambiental crítica, para garantia de direitos socioambientais.

AME O TUCUNDUBA - Sobre


A educação ambiental crítica costura nossos projetos e temos como público prioritário as juventudes, pois acreditamos que elas podem ser protagonistas das transformações sociais da cidade. Sendo a sustentabilidade e ação ambiental nas favelas, algo de suma importância.

Dos projetos que já desenvolvemos, destacamos a Expedição Tucunduba, uma vivência da nascente à foz do Rio Tucunduba, em que jovens constroem um aprendizado sobre saneamento básico e rios urbanos de maneira lúdica e participativa, que ganhou uma versão de realidade virtual. Foi também um projeto premiado pela Embaixada da Alemanha.

Propósitos[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Provocar mudança das relações entre águas, pessoas e cidades, a partir da educação ambiental crítica, para garantia de direitos socioambientais.

Visão[editar | editar código-fonte]

Ser referência em práticas de educação socioambiental e mobilização social e incidir nas políticas públicas para a gestão da água e governança ambiental da Amazônia.

Valores[editar | editar código-fonte]

Educação Ambiental; Direitos Socioambientais; Cuidado.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

AME - EXPEDIÇÃO TUCUNDUBA (EXPEDITION TUCUNDUBA)

Atividades[editar | editar código-fonte]

Campanha Amazônia de Pé.

Campanha Amazônia de Pé.

A Rede Jandyras e a @ameotucunduba assinaram a campanha Amazônia de Pé. Todos podem fazer parte desta onda e manter a nossa floresta viva👇🏽

⚠️ Salvar a Amazônia é a tarefa da nossa geração!

Diversos relatórios apontam que o desmatamento na Amazônia tem chegado a níveis irreversíveis. Imagina só: 75% da floresta extinta já era, não vai crescer mais. É o que diz um artigo publicado pela revista Nature este ano. O que isso impacta na sua vida? Sem a Amazônia, toda a biodiversidade do planeta fica desequilibrada e nós, seres humanos, também vamos pagar essa conta e já estamos sentindo os resultados com secas e enchentes que castigam milhares de famílias.

⚠️ AINDA DÁ PRA AGIR — e cada brasileiro pode fazer parte dessa mudança. Assine agora o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé e ajude a proteger as florestas públicas brasileiras do desmatamento e grilagem. O poder de manter a Amazônia de Pé está em nossas mãos, assine em amazoniadepe.org.br! ✍️🌳


Oficina Hora do Planeta

Oficina Hora do Planeta

📣Quem aí quer colocar a mão na massa e discutir sobre o futuro do planeta?


A Oficina Hora do Planeta - caminhos criativos para o enfrentamento da crise climática foi nosso primeiro evento presencial do ano, ocorreu em abril de 2022!

Dando continuidade à campanha #horadoplaneta do @wwfbrasil, foi proposto um espaço de trocas e reflexões sobre a crise climática de forma crítica e criativa. 70% das vagas foram destinadas para pessoas não brancas somado a um auxílio transporte.

Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Instagram

Youtube

Site Oficial