Aura da Luta (Belo Horizonte – MG)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Verbete produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes oficiais da coletiva.

Aura da Luta - Logo

Nosso objetivo é criar uma rede de cuidado formada por mulheres de luta, dar origem a um movimento de defesa, acolhimento, apoio, auxílio e amparo à todas as mulheres que já foram ou que são violentadas de alguma maneira.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Aura da Luta - Sobre
Aura da Luta - Sobre

O Aura é um projeto extenso, visa e necessita agregar mulheres de todas as áreas de conhecimento e atuação, com experiências distintas e particulares, para que assim possamos ter condições de criar acolhimentos e assistências concretas, integrais e funcionais à todas mulheres vulneráveis ou que precisarem de apoio.

Nesse projeto, a defesa da mulher, do seu poder, de sua força e de seus diretos representam o nosso valor, a nossa filosofia. Cada uma terá o seu papel essencial e especial no desenvolvimento de nossas atividades, que promoverão através de encontros, debates e demais ações o empoderamento feminino, a saúde da mulher, a discussão do papel da mulher na sociedade brasileira e no Mundo.

Juntas, desejamos criar bases e suportes para que cada uma consiga ter acesso a todos os seus direitos e poderes de mulher. Que criemos metas e, que assim consigamos alcançar nossos objetivos em conjunto.

Propósitos[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Empoderamento Feminino; Discussão do papel da mulher na sociedade brasileira e no mundo; Diminuição da Vulnerabilidade Feminina.

Visão[editar | editar código-fonte]

Direitos e Poderes da Mulher; Saúde; Acolhimento.

Valores[editar | editar código-fonte]

Solidariedade; Empatia; Força Mútua.

Projetos e Atividades[editar | editar código-fonte]

Nenhuma Aura a Menos

Por "Nenhuma Aura a menos", a Aura da luta é palco de muita troca. O projeto conta com Assistência Jurídica, Psicológica e Defesa Pessoal para as mulheres ou “auras” da Comunidade Dandara, que ainda disponibiliza um formulário de participação online para ouvintes de qualquer parte do mundo.

Corre Criativo - Aura da Luta


Apresentação - Conheça mais sobre a Aura da Luta

Álbum de Histórias e Depoimentos[editar | editar código-fonte]

Luh Dandara

Luhh Dandara é idealizadora e fundadora da Aura da Luta, Co-fundadora e Gestora do Cursinho Comunitário Dandara, Co-fundadora da Cooperativa de Costura de Mulheres na Dandara, Co-fundadora da DoarEduca, Estudante de Pedagogia, Mães, Coordenadora e criadora do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, Mobilizadora e Gestora em alguns grupos de trabalho e Projetos do Instituto Fidel Castro, Integrante e Palestrante da  Arquitetura na Periferia e participante de outros projetos de extensão de várias faculdades de Minas Gerais. Além disso é Assistente de Alfabetização voluntária pelo Projeto da Prefeitura de BH: “Mais alfabetização.”

Depoimentos
Depoimentos



Mulher Negra, mãe solo, LGBTQIA+ e feminista. Conheceu a Aura da Luta, por meio da Luhh Dandara, em uma palestra onde se conheceram e atualmente atua na gestão do projeto.

"Me sinto privilegiada em participar do Aura".


Will, moradora da Vila Mariana, hoje é empreendedora ao lado de Dandara.



Contatos e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Instagram

Youtube