Campanha Climão - mudanças climáticas nas favelas (campanha)
A Campanha Climão nasceu a partir de experiências de mobilização socioambientais na Maré e busca comunicar os efeitos das mudanças climáticas dentro do território. Este livreto tem a intenção de reunir todos os materiais da campanha, de janeiro a junho, para que seja apoio aos educadores e educandos.
Autoria: Redes da Maré.
Apresentação[editar | editar código-fonte]
É com muita felicidade que apresentamos o resultado deste trabalho magnífico que, mesmo em tempos de esvaziamento de esperança, nos preenchemos de desejo de um mundo melhor. A Campanha Climão é um legado do resultado de um trabalho lindo, desenvolvido em tempos de pandemia. Com um intuito de celebrar a vida e olhar para o futuro que ainda podemos preservar, provocando mudanças em diferentes segmentos da sociedade!
Neste livreto você encontrará um material de apoio, para ser compartilhado em diferentes espaços, como educação, saúde e projetos de impacto social, dentro das 16 favelas que formam o Complexo da Maré. A Climão é o resultado de um trabalho realizado em dois meses e meio, por uma pequena equipe de profissionais jovens e comprometidos com as questões climáticas e que, em meio a pandemia, se uniram para pensar nos impactos climáticos nas favelas.
Com muitas reuniões, pesquisas e diferentes ideias, resultou na construção de quatro personagens que trazem na sua criação uma narrativa de conteúdo técnico com uma linguagem muito acessível aos moradores, profissionais e todo público dentro e fora da Maré.
A criação de alguns personagens deu vida a toda narrativa dos diálogos. Deixa a leitura prazerosa, com conteúdos de profunda reflexão e extremamente lúdica, trazendo diferentes conceitos pertencentes às mudanças climáticas, ambientais e do nosso comportamento humano. De uma forma contemporânea, mas também divertida, que se conecta a diferentes públicos e traz informações de forma leve e afetuosa, de fácil compreensão a todos e todas!
O Guaravitinho é um jovem curioso. O Chuveirão é da malandragem carioca, cheio de consciência. Dona Faveleira é uma senhora muito sábia, que carrega muitas memórias. Seu CarangueJão é um grande mestre, que trás consigo um profundo conhecimento, saudoso dos bons tempos onde a natureza e os seres humanos eram um todo, nada separados.
Ao acessar esse material, certamente estará em posse de uma grande ferramenta, que poderá gerar reflexão, transformação e ampliar as diferentes possibilidades de reconhecermos o nosso lugar na natureza e a importância da mesma para a humanidade.