Chacina de Costa Barros - 28 de novembro de 2015

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco


A Chacina de Costa Barros foi realizada em 28 de novembro de 2015, onde cinco jovens foram assassinados por policiais militares no bairro de Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro com 111 tiros. Quatro policiais foram acusados pelo crime e presos desde agosto de 2016. Foram a Júri Popular e três acabaram condenados a 52 anos de prisão.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Este trabalho é uma parceria entre os grupos GENI/UFF e CASA (IESP-UERJ) com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.
Carro Chacina Costa Barros.webp

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os jovens, com idades entre 17 e 25 anos, tinham saído para comemorar o primeiro emprego de um deles. O carro em que eles estavam foi metralhado. A perícia constatou 111 tiros no veículo. Os policiais chegaram a dizer que houve confronto com os jovens, mas a perícia descartou essa versão. Além dos três condenados, a Justiça absolveu um policial militar das acusações.

Os jovens executados[editar | editar código-fonte]

Os jovens executados na Chacina foram Wilton Esteves Domingos Júnior, de 20 anos; Carlos Eduardo Silva de Souza, 16; Wesley Castro Rodrigues, 25; Roberto Silva de Souza, 16, e Cleiton Corrêa de Souza, 18.

Naquele dia, os cinco amigos voltavam de um passeio no Parque Madureira. Eles tinham ido a uma lanchonete comemorar o primeiro emprego de Roberto, que havia conseguido uma vaga como auxiliar de supermercado.

Na volta, o grupo foi surpreendido por uma viatura da PM que pretendia surpreender bandidos que teriam roubado a carga de um caminhão.

Sobre a Chacina[editar | editar código-fonte]

Couldn't parse video from https://www.youtube.com/shorts/_VFM1quTj8s


Ver também[editar | editar código-fonte]