Chacina do Morro do Engenho - 23 de junho de 2011
Em junho de 2011, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) promoveu uma chacina no Morro do Engenho, no bairro do Engenho da Rainha, no subúrbio do Rio de Janeiro. Com o objetivo de checar denúncias de tráfico de drogas, a operação resultou em oito pessoas mortas.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Este trabalho é uma pareceria entre os grupos GENI/UFF, Radar Saúde Favela e CASA (IESP/UERJ) juntamente com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.
A operação[editar | editar código-fonte]
Na madrugada de 23 de junho de 2011, uma operação policial deixou oito pessoas mortas, num confronto entre policiais do (Bope) e traficantes no Morro do Engenho. As informações foram confirmadas pelo próprio batalhão e pela Polícia Militar.
De acordo com a assessoria de imprensa do batalhão, a ação teve início à 0 hora de quinta-feira. Quatro equipes do Bope entraram na comunidade por vários locais, para verificar denúncias de tráfico de drogas. Ainda segundo a assessoria, pelo menos inicialmente, a operação não tinha o objetivo específico de capturar traficantes que fugiram do Morro da Mangueira, também na zona norte, ocupado no domingo para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Foram apreendidas quantidades de cocaína, crack e óxi. Os militares também apreenderam dois fuzis, cinco pistolas, duas granadas e 239 munições. O material foi encaminhado à 24º DP (Piedade). A ação, de acordo com o Bope, terminou às 5 horas desta quinta-feira.
Notícias na mídia[editar | editar código-fonte]
- Ação do Bope no morro do Engenho acaba com 8 mortes
- Operação do Bope no morro do Engenho termina com oito mortos
- Operação policial mata oito no Rio de Janeiro
- Após morte de oito,a PM do Rio entra em alerta geral
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Chacinas no Rio de Janeiro
- Chacinas no Rio de Janeiro entre 2019 e 2022
- Chacinas policiais (relatório)