Elemento suspeito aqui, ali e acolá: a violência policial nas favelas (live)
"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VídeoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Resumo[editar | editar código-fonte]
A live aborda a violência policial em territórios de favela, com convidados, que residem, respectivamente, em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, refletindo como essa violência atinge sua comunidade e sua própria trajetória pessoal. Eles denunciam o racismo que atinge territórios de pobreza e corpos negros, especialmente a juventude negra, alvo majoritário dessa violência e também protagonista de resistências. A favela é classificada como "território de vigilância", onde há carência de políticas públicas e equipamentos de lazer e o Estado se faz presente através de polícias mal treinadas e violentas, resultando em consequências, como a Chacina do Jacarezinho, em Maio de 2021, no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo que lidam com as dores de um tempo que os atravessa no cotidiano, se esforçam em pensar uma política pública que respeite a vida e a existência da população negra.
Elemento Suspeito: Aqui, ali e acolá - A violência policial nas favelas[editar | editar código-fonte]
Sexto episódio da série de lives "Favelas em Movimento": "Elemento Suspeito: Aqui, ali e acolá - A violência policial nas favelas".
No dia 25/05, às 18h, aconteceu mais uma #live da série "Favelas em Movimento". O tema debatido foi #Violência policial nas favelas, título "Elemento Suspeito: Aqui, ali e acolá - A violência policial nas favelas". A live foi realizada em parceria com a Rede de Observatório da Segurança, com os(as) convidados(as): Lídia Lins, Graduanda em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Articuladora social e Ativista pelos Direitos Humanos. Coordenadora do EmpoderaLab; Robson Dy Corrêa, Cieneasta, coordenador: Inraça DHC; Instituto Raça de Direitos Humanos e Cidadania; Thiago (LabJaca), Graduando em Direito na UERJ, fundador do LabJaca, coordenador adjunto do IBCCRIM-RJ e gestor do Jacaré Basquete. 💁🏽♂♂ Mediador foi Itamar Silva, Ativista Social, Militante do Movimento de Favelas do Rio de Janeiro. Conselheiro do Dicionário de Favelas Marielle Franco (WikiFAVELAS) e do Observatório da Segurança – Rio de Janeiro (Cesec). Presidente do Grupo Eco – Favela Santa Marta.
Veja também[editar | editar código-fonte]
- Armadura institucional e legitimação da violência policial: Um olhar a partir de São Paulo em tempos de pandemia
- Elemento suspeito: racismo e abordagem policial no Rio de Janeiro (pesquisa)
- Entre altos e baixos: dinâmicas da violência letal no Espírito Santo e Minas Gerais entre os anos 2000 e 2020 (artigo)