Esporte para Todos - CUFA (projeto)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

A CUFA lançou o projeto Esporte para todos, no Rio de Janeiro, e publicou os editais de licitação para a realização de Oficinas de Esporte, em 2023.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do site oficial[1].
A CUFA lança o ESPORTE PARA TODOS
A CUFA lança o ESPORTE PARA TODOS

Sobre a campanha[editar | editar código-fonte]

A CUFA lança o Esporte para todos no Rio de Janeiro e publica os editais de licitação para a realização de Oficinas de Esporte.

Atenção empresas brasileiras e profissionais do estado do RJ: estão no ar os cinco editais de licitações para a realização do projeto ESPORTE PARA TODOS, na CUFA Madureira, Rio de Janeiro.

O ESPORTE PARA TODOS consiste na realização de nove Oficinas direcionadas a crianças e adolescentes do Rio: Basquete, Capoeira, Futsal, Skate, Ginástica Rítmica, Circuito Funcional e MMA, que será realizado na CUFA Rio em 2023. A prorrogação do prazo de envio deve-se a editais ainda sem propostas para as licitações.

Fonte: CUFA - Postado em 16, de dezembro, de 2022[1].

Objetivo do projeto[editar | editar código-fonte]

A CUFA planeja estender o projeto "ESPORTE PARA TODOS" para o Parque Madureira, com as oficinas de Skate e o Circuito Funcional; o intuito é aproximar as oficinas das comunidades e facilitar o acesso dos alunos.

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas de forma presencial na sede da entidade, localizada no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto visa desenvolver atividades, promovendo o desenvolvimento físico e social através do esporte e pretende alcançar mais de 300 alunos em várias modalidades, como noticiado pelo Jornal do Belém.[2]

Qual a importância da Central Única de Favelas (CUFA)?[editar | editar código-fonte]

Por Jessica Alves em: 18 de julho, de 2023.

Fonte: Educa Mais Brasil[3]

A importância da organização pode ser compreendida pelas ações que realiza nos âmbitos político, social, esportivo e cultural há mais de duas décadas. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, a CUFA dedicou uma ação social para ajudar mulheres por meio da campanha "Mães de Favela". Os recursos levantados beneficiaram mães de mais de 5 mil favelas do Brasil.

A CUFA é reconhecida ainda por diferentes projetos sociais e ações humanitárias que desenvolve, entre alguns deles estão:

Taça das Favelas: competição de futebol de campo entre seleções compostas por jovens moradores de favelas do Brasil;

• Taça da Favelas Free Fire: competição de Free Fire das Favelas que marcou a entrada da organização nos e-sports (esporte eletrônico);

• Natal da CUFA: campanha voltada para arrecadar doações que são distribuídas para mais de 2 mil famílias;

• Prêmio Pretos Empreendedores: iniciativas de pretos e pretas que geraram impactos ao país;

• LIIBRA: Liga Internacional de Basquete de Rua foi criada em 2002 com o objetivo de oferecer a oportunidade de jovens de favelas e periferias mostrarem os talentos no esporte, dança e hip hop;

• FLC: a instituição é referência na criação e idealização de atividades esportivas, uma delas é o Festival de Lutas da CUFA (FLC).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Associação de Cultura Arte e Esportes da Rocinha (ACAER Rocinha)

Favela Radical

Nação Basquete de Rua - NBR