Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio - IPPES
O IPPES é uma entidade independente e sem fins lucrativos que busca produzir conhecimento e estimular ações e políticas públicas de prevenção às violências autoprovocadas (suicídio, tentativa, ideação e autolesão sem intencionalidade suicida).
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes oficiais do IPPES (ver Referências).
Este grupo foi contemplado pela Chamada Pública, promovida pela Fiocruz[1].
Sobre[editar | editar código-fonte]
A REDE EQUIPPES de Saúde Mental é um grupo de psicólogos e psiquiatras credenciados ao IPPES. Esses profissionais oferecem atendimento psicoterapêutico especializado no manejo do comportamento suicida, em situações de crise e luto por suicídio.
Acesse: Rede de Apoio
O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção. O livro “Por Que Policiais Se Matam“, publicado pelo GEPeSP em 2016, se torna uma referência para o Projeto de Lei sancionado pelo governador Wilson Witzel. Essa lei propõe a criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmando a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas.
Os resultados positivos do trabalho do GEPeSP, o agravamento das estatísticas de mortes violentas no Brasil, nos últimos dez anos, e o triste aumento da demanda por ações de prevenção do suicídio, nos motivaram a investir em um novo projeto autônomo: a criação do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).
Fundado em 2020, o IPPES é uma organização sem fins lucrativos que visa produzir conhecimento técnico e científico para fomentar estratégias de prevenção de suicídio no Brasil. Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar políticas públicas e institucionais comprometidas com ações mais efetivas, eficientes, eficazes e transparentes. Com competência, criatividade e metodologias consistentes, o IPPES produz e divulga informações com rigor científico que permitem gestores, acadêmicos e sociedade civil a formular e implementar iniciativas de prevenção a violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio consumado e autolesão sem intencionalidade suicida) e intervenções sociais
História[editar | editar código-fonte]
O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) é resultado do encontro de pesquisadores e atores da sociedade civil engajados na prevenção do suicídio. O IPPES é o desdobramento do Grupo de Estudos em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), nascido 2013, no Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção.
O livro “Por Que Policiais Se Matam”, coordenado pela socióloga e cientista política Dayse Miranda e publicado pelo GEPeSP em 2016, se torna uma referência para a LEI 8.591, sancionada em 29 de outubro de 2019 pelo governo do estado do Rio de Janeiro. A Lei dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção de Violências Autoprovocadas ou Autoinfligidas, com a finalidade de atender e capacitar o policial civil, policial militar, bombeiro militar, inspetor prisional ou agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), para o auxílio e o enfretamento da manifestação do sofrimento psíquico e do suicídio e dá outras providências.
A criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmou a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas. Os resultados positivos do trabalho do GEPeSP, o agravamento das estatísticas de mortes violentas no Brasil, nos últimos dez anos, e o triste aumento da demanda por ações de prevenção do suicídio, nos motivaram a investir em um novo projeto autônomo: a criação do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).
Fundado em 2020, o IPPES é uma organização sem fins lucrativos que visa produzir conhecimento técnico e científico para fomentar estratégias de prevenção do suicídio no Brasil. Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar políticas públicas e institucionais comprometidas com ações mais efetivas, eficientes, eficazes e transparentes. Com competência, criatividade e metodologias consistentes, o IPPES produz e divulga informações com rigor científico que permitem gestores, acadêmicos e sociedade civil a formular e implementar iniciativas de prevenção a violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio consumado e autolesão sem intencionalidade suicida) e intervenções sociais.
Missão[editar | editar código-fonte]
- Salvar Vidas por meio do fomento de pesquisas, conhecimento e compromisso social para a formulação de ações de prevenção e posvenção do suicídio em todo território nacional.
Visão[editar | editar código-fonte]
- Reverter as ações em políticas públicas de prevenção, em prol de uma sociedade mais saudável.
Valores[editar | editar código-fonte]
- Conhecimento
- Transparência
- Empatia e respeito a vida
Quem faz[editar | editar código-fonte]
A equipe IPPES compartilha o compromisso com a formulação de políticas públicas e intervenções na área da saúde mental. Nossas trajetórias distintas nos aproximam pela valorização da vida de segmentos sociais distintos.
Atuação[editar | editar código-fonte]
O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio se dedica à realização de pesquisas acadêmicas e aplicadas; palestras; workshops, rodas de conversa, seminários; atividades de ensino e capacitação nas áreas de Suicidologia: Prevenção e Posvenção e Violência e Políticas Públicas. As suas atividades estão organizadas em 3 eixos de atuação interligados. São eles: Ensino, Pesquisa e Ação. Todas as atividades de formação e capacitação, assim como as intervenções sociais são fomentadas pelos conhecimentos produzidos e testados pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do Instituto.
Ensino[editar | editar código-fonte]
Cursos, Treinamentos e Workshops
- Curso de Comunicação Assertiva e Comunicação Não Violenta (CNV) nas Relações Interpessoais
- Curso de Negociação com suicidas.
- Capacitação em Prevenção e Posvenção do Suicídio.
- Curso de Manejo do Comportamento Suicida
- Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio da Segurança Pública
- Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio nas Escolas e Universidades.
- Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio em instituições religiosas.
- Workshop: Como entrevistar pessoas vítimas de mortes violentas e em sofrimento emocional?
- Workshop: Comunicação Assertiva e Não Violenta em Ambiente Escolar.
Grupo de estudos[editar | editar código-fonte]
São encontros mensais que promovem discussões qualificadas contempladas pelas linhas de pesquisa do IPPES. Contamos com a colaboração de especialistas convidados de diferentes áreas de conhecimento, a saber: Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Saúde Pública, Antropologia das Emoções, Sociologia das Organizações, Políticas Públicas, Sociologia das Religiões, Sociologia da Educação, Juventude e Violência, Segurança Pública, Metodologia de pesquisa e Suicidologia.
O Grupo de estudos é a porta de entrada do Instituto. Todos os colaboradores, multiplicadores, voluntários e pesquisadores interessados em atuar na prevenção e posvenção do suicídio são primeiramente convidados a estudar conosco. Após 12 meses, de acordo com o desempenho acadêmico dos participantes, das especialidades e das demandas de nossos projetos de pesquisa e sociais, convidamos o voluntário a fazer parte do time do IPPES.
Ciclo de palestras[editar | editar código-fonte]
São eventos que acontecem mensalmente para divulgar os resultados de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do nosso laboratório. Também convidamos profissionais de instituições acadêmicas, entidades governamentais e sociedade civil, para compartilhar experiências, inovações e pesquisas no campo da prevenção e posvenção do suicídio. É uma oportunidade ímpar de trocas de ideias e redes de contatos.
Pesquisa[editar | editar código-fonte]
O Laboratório de estudos de violência e saúde mental do IPPES se dedica a cinco linhas temáticas.
São elas:
- Mortes Violentas e Políticas Públicas
- Suicídio e Prevenção
- Segurança Pública e Saúde Mental
- Juventude e Violência.
- Comunicação e Saúde Mental
Contatos e Redes Sociais[editar | editar código-fonte]
Telefones Institucionais:
IPPES: 21 3511-5641
Secretaria: 21 99913-6061
Diretoria / Coordenação de Ensino e Pesquisa: 21 99392-4294
Grupo Viver: 21 96772-2040
E-mail:
comunicacao@ippesbrasil.com.br
ippesbrasil@ippesbrasil.com.br
Redes Sociais
Referências[editar | editar código-fonte]
Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES)