Mãos de Maria

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Mãos de Maria é um negócio social, fundado no dia 11 de setembro de 2017, que, junto com a Associação das Mulheres de Paraisópolis, em São Paulo, promove o empoderamento feminino e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, fazendo parte do Programa Paraisópolis Sustentável. Tem como principais apoiadores a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Instituto Escola do Povo e o Instituto Stop Hunger.

Autoria: Gabriel Nunes
Mãos de Maria.jpg

O negócio[editar | editar código-fonte]

O negócio foi inspirado com base no primeiro curso de capacitação profissional da Associação das Mulheres. Criado em 2007, o curso de culinária “Mãos de Maria” já capacitou mais de 3 mil mulheres da comunidade, apoiando e fortalecendo iniciativas empreendedoras, gerando trabalho e renda, atuando em três operações, sendo elas: o Buffet, o Bistrô & Café e a Marmita.

No dia 13 de Março de 2018, Elizandra Cerqueira foi para Paris e recebeu o prêmio Women Stop Hunger Awards, representando o Brasil com Mãos de Maria e Horta na Laje, foi a primeira Brasileira e a mais jovem a ser selecionada e premiada pela Fundação Francesa Stop Hunger.

Nossas Marias estão no coração da comunidade, em uma laje gourmet, entre temperos e hortaliças, empoderando mulheres através da independência financeira, na quinta maior favela do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.

“Acreditamos que toda menina, mulher tem o direito de serem livres e escolherem tudo aquilo que elas desejam ser.” - Mãos de Maria

 Vídeo do bistrô[editar | editar código-fonte]

Ações do grupo contra o Coronavírus[editar | editar código-fonte]

O grupo vem se organizando para diminuir os impactos da pandemia do Coronavírus na comunidade de Paraisópolis e já distribuíram até agora mais de 10 mil marmitas para os moradores!

Mãos contra COVID.png

A iniciativa faz parte do G10 das Favelas - acesse e saiba mais!