Nova Esperança

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Nova Esperança é uma favela localizada no bairro Gardênia Azul, na região administrativa (RA) e Região Postal (RP) de Jacarepaguá, no município do Rio de Janeiro. O acesso principal à comunidade é pela Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão. De acordo com a classificação administrativa, a área pertence à Administração Regional de Jacarepaguá (AP: 4).

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco[1].

Sobre[editar | editar código-fonte]

Nova Esperança é uma favela localizada no bairro Gardênia Azul, na região administrativa (RA) e Região Postal (RP) de Jacarepaguá, no município do Rio de Janeiro. O acesso principal à comunidade é pela Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão. De acordo com a classificação administrativa, a área pertence à Administração Regional de Jacarepaguá (AP: 4).

Além do nome oficial, a favela também é conhecida por outros nomes, entre eles "Favelão".

A situação da urbanização da Nova Esperança é caracterizada como "isolada", sem uma integração total com a infraestrutura urbana da cidade. O porte da comunidade é superior a 500 domicílios, e o grau de urbanização é considerado baixo, já que a área se configura como um assentamento não urbanizado.

O primeiro registro de ocupação na favela data de 1991, conforme informações obtidas por meio de depoimentos de moradores e líderes comunitários. Cerca de 40% da população da área é composta por pessoas que foram removidas das margens do rio Faria-Timbó. Essas remoções ocorreram após o assentamento da comunidade atual, em um processo que envolveu a transferência de moradores de outras localidades.

População e Domicílios[editar | editar código-fonte]

A seguir, apresentamos as estimativas de população e número de domicílios na Nova Esperança ao longo dos anos:

  • Ano de 2000: A população era de 4.036 habitantes, distribuídos em 1.094 domicílios, conforme dados do IBGE no Censo Demográfico de 2000.
  • Ano de 2010: A população aumentou para 5.500 habitantes, com 1.772 domicílios, segundo o IBGE no Censo Demográfico de 2010.
  • Ano de 2022: A população foi estimada em 6.936 habitantes, com 3.273 domicílios, com base em dados do IBGE e IPP no Censo Demográfico de 2022.

A densidade populacional em 2022 foi de 2,12 habitantes por domicílio.

Os dados mencionados acima foram obtidos a partir da compatibilização entre os polígonos que delimitam a área ocupada pelas favelas e os setores censitários do IBGE. É importante destacar que esses dados são estimativas preliminares, baseadas nos dados divulgados pelo IBGE em março de 2024. A qualquer momento, esses números podem ser revistos e alterados, principalmente devido a uma nova malha censitária que o IBGE divulgará em novembro de 2024. A metodologia utilizada pelo IPP para estimar a população e os domicílios busca replicar os resultados por setor censitário, levando em conta que, nos casos onde os setores estão parcialmente relacionados às favelas, as estimativas foram ajustadas para refletir a realidade de cada comunidade.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Uma das principais opções de atendimento médico é a Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiuba, situada na Gardênia Azul, na Rua Camposema, nº 29. A unidade oferece serviços essenciais à comunidade, como consultas médicas, atendimento de enfermagem, acompanhamento de saúde da família, vacinação, e programas de prevenção de doenças.

Além disso, relativamente próxima à Nova Esperança, encontra-se a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade de Deus, localizada na Cidade de Deus, Rua Edgard Werneck. Mesmo que mais distante, essa unidade oferece atendimento de urgência e emergência, funcionando como uma alternativa para os moradores da região em situações mais graves ou quando é necessário atendimento rápido fora do horário regular das unidades básicas de saúde.

Em termos de educação infantil, a favela conta com duas instituições que atendem as crianças da comunidade. Uma delas é o Jardim Escola Crescendo e Aprendendo, localizada na Avenida Canal da Esperança, nº 23. Outra opção é o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Berenice Parente, situado na Rua Maruja.

Além dessas duas instituições, os moradores da Vila Nova Esperança podem contar com outras unidades de ensino localizadas no próprio bairro da Gardênia Azul.

Mapa[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de Favelas do Município do Rio de Janeiro

Estrada do Catonho

Rio das Pedras

Notas e referências

  1. Site do SABREN.