Rede Lai Lai Apejo – Saúde da População Negra e DST/Aids
A Rede Nacional Lai Lai Apejo - Saúde da População Negra e Aids é composta por grupos, organizações e associações de populações negras, assim como pessoas e entidades colaboradoras comprometidas com o enfrentamento do racismo, sexismo, LGBTQIAPN+fobias e outras formas de discriminação e da epidemia de Aids.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir de outras fontes[1]
Quem somos[editar | editar código-fonte]
A Rede Lai Lai Apejo – população negra e DST/Aids, foi desenhada ao longo das 04 edições do Encontro Lai Lai Apejo realizados em 2002, 2003, 2004 e 2007. Estes encontros tiveram como objetivo criar um espaço de troca de experiências na luta contra aids, de reflexão sobre os fatores que contribuem no processo de vulnerabilização da população negra frente as DST, ao HIV e à aids e de um espaço fértil para o fortalecimento de parcerias entre as Organizações governamentais e não governamentais. Nestas ocasiões identificamos lideranças, construímos um diagnóstico da situação e fizemos uma análise crítica sobre as políticas públicas de saúde.
Deste modo passamos a trabalhar na perspectiva de dar mais “corpo e legitimidade” tanto às ações, quanto aos próprios organismos sociais envolvidos, através da criação de uma rede de controle social em DST, HIV e Aids e população negra.
Em 2009, considerando a necessidade de se intensificar a mobilização das organizações de população negra frente à epidemia de aids, e considerando de fundamental importância a retomada dos processos desencadeados a partir das edições do Lai Lai e do Programa Estratégico de Ações Afirmativas: População Negra e Aids organizações que acompanham o processo desde o início tomaram a decisão de estabelecer a rede Lai Lai como espaço fundamental de construção de ações e parcerias.
- Propor e contribuir para a implementação das políticas de enfrentamento das DST e Aids, enfrentando o racismo, a discriminação racial e as desigualdades socioraciais que aumentam a vulnerabilidade às DST/Aids
- Promover a articulação das organizações que compõem a Rede Lai Lai Apejo para atuar no enfrentamento da epidemia de DST e Aids
- Estabelecer parceria da Rede Lai Lai Apejo com diferentes formas e processos de organização social
- Desenvolver ações de advocacy para o enfrentamento das DST e Aids na população negra em nível local, regional, nacional e internacional.
Organizações que fazem parte da rede[editar | editar código-fonte]
- Acarmo – Centro-Oeste.
- Afroatitude – Sudeste.
- Associação Cultural de Mulheres Negras – Sul.
- Candace – Sul.
- Casa Laudelina – Sudeste.
- CMNEGRAS/MS – Centro-Oeste.
- Coletivo de Negras Feministas – Norte.
- Criola – Sudeste.
- Géledes – Sudeste.
- GM Felipa de Souza – Sudeste.
- IMENA – Norte.
- Movimento dos Afrodescendentes e afro-indígenas da Amazônia/AM – Norte.
- Nzinga – Sudeste.
- Rede de Mulheres do Paraná – Sul.
- Sapatá – Nordeste.
Espaços de controle social que a rede compõe[editar | editar código-fonte]
- CAMS - Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/ Ministério da Saúde.
- CAPDA - Comissão Permanente para Acompanhamento de DST e Aids - Conselho Nacional de Saúde.
- CISPN - Comissão Intersetorial de Saúde Integral da População Negra - Conselho Nacional de Saúde
Contato[editar | editar código-fonte]
- Telefone: (41) 3379-1124
- E-mail: redelailaids@gmail.com
- Blog: http://www.redelailai.blogspot.com.br/
- Facebook: https://www.facebook.com/redelailaiapejo/?locale=pt_BR
- Instagram: https://www.instagram.com/redelailaiapejo/
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Criola
- Racismo, Violência e Estado
- Contribuições para a Defesa dos Direitos da População Negra