Tecnociência Solidária

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

A tecnociência solidária é aquela que se propõe a fomentar e desenvolver tecnologias para gerar, em especial, para populações hoje à margem da economia formal, trabalho e renda a partir da Ciência & Tecnologia e da inovação - geradas pela humanidade ao longo dos tempos, desde os imemoriais (ou mesmo antes).

Autoria: Spi

Sobre[editar | editar código-fonte]

O trabalho e a renda obtidos por meio da tecnociência solidária devem proporcionar, no caso do trabalho, dignidade e sentimento de positiva autoestima. No caso da renda, condições materiais, no mínimo, suficientes para se alcançar o bem-estar e o bem viver, sustentáveis, ecologicamente empáticos, não efêmeros, mas sim, portanto, contínuos, permanentes e extensivos às pessoas agregadas e dependentes de cada pessoa trabalhadora.

Dito de forma análoga, a tecnociência solidária é aquela que pugna para que a economia e a tecnologia estejam a serviço tanto da pessoa, do seu agregado familiar e da comunidade, lugarejo ou cidade de que fazem parte, como estejam, a economia e a tecnologia, a serviço da totalidade da humanidade. Essa tecnociência se qualifica como de modo solidário, a tecnociência solidária, que funciona ou opera em prol de uma economia plena porque também solidária, uma economia que se utiliza do conhecimento, da ciência & tecnologia e da inovação no modo solidário.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Nota Wikifavelas[editar | editar código-fonte]

É necessário que este verbete tenha o seu conteúdo ampliado, de acordo com as orientações para escrever um verbete da Wikifavelas. Sinta-se livre para editá-lo, para que possa agregar maior conhecimento e ganhar mais visibilidade.