Testes:Infraestrutura de saúde e favelas
Este verbete tem como objetivo trazer informações sobre a infraestrutura de saúde nas favelas, como parte do projeto de extensão "Tecnologias, memórias e identidades na rede sociotécnica do Dicionário de Favelas Marielle Franco", vinculado ao Edital PBEX/2023 da Diretoria de Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Os dados iniciais referem-se ao Morro dos Macacos, tendo em vista a vinculação do bolsista de extensão atuante no projeto como morador deste território, na perspectiva de valorizar as memórias e identidades de jovens estudantes moradores de favelas na produção de verbetes para o dicionário.
Os dados apresentados no verbete referem-se à Clínica da Família Recanto do Trovador.
Descrição[editar | editar código-fonte]
A Clínica da Família Recanto do Trovador fica localizada na Rua Visconde de Santa Isabel, 272, no Morro dos Macacos. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e os atendimentos são divididos por equipes nomeadas como Popular, Martinho Da Vila, Noel Rosa e Caruaru.
São diversos tipos de atendimentos realizados na clínica, estão entre eles odontológico, eletrocardiograma, visitas domiciliares na área de abrangência, encaminhamentos SISREG, despensação de medicação, consultas, acompanhamento de pressão, exames de sangue…
População[editar | editar código-fonte]
Segundo dados referentes a agosto de 2023[1], a clínica atende uma estimativa de 29 mil pessoas, com 12.149 pessoas cadastradas, que perfazem cerca de 42% da estimativa total. 6.805 das pessoas cadastradas, aproximadamente 56% delas, são mulheres e 5.344, cerca de 44%, são homens. Há um total de 5.695 famílias cadastradas e 2.899 lares de famílias são visitados na área de abrangência.
Crianças e gestantes[editar | editar código-fonte]
O número de crianças atendidas menores de 1 ano é de 107, sendo 24 crianças menores de 6 meses. A clínica atende 593 crianças entre 1 a 5 anos.
Há duas mulheres gestantes menores de 20 anos e 40 mulheres gestantes acima de 20 anos, totalizando 42 gestantes sendo acompanhadas em visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde.
Estatísticas de atendimento[editar | editar código-fonte]
Estão cadastradas 759 pessoas com hipertensão arterial. Destas, 299 pessoas são acompanhadas pelos agentes de saúde, cerca de 39,3% dos cadastrados com essa condição. Já os pacientes com diabete mellitus somam 518 pessoas, sendo acompanhadas 251 delas, aproximadamente 48,4% do total. Com tuberculose, são cadastradas 18 pessoas e acompanhadas 17, em torno de 94,4% do total.
Na clínica, são realizadas mensalmente, em média, 2.936 consultas com médicos, 1286 com enfermeiros e 410 com dentistas.
As visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde da fa
mília, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas, somam 2963.
A clínica realiza 626 procedimentos coletivos relacionado à saúde bucal.
Notas e referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ Dados obtidos pelo pesquisador Extensionista Roberto Correia em visita à Clínica da Família realizada em 06 setembro de 2023.