Vila Olímpica da Mangueira

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Localizada na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Vila Olímpica da Mangueira é uma instituição pioneira e emblemática. Fundada em 1987, seu propósito transcende as quadras esportivas, buscando transformar vidas e modificar destinos. O lema "modificar a história de meninos e meninas" ressoa como um compromisso dos seus fundadores.

Fruto dos esforços da G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira, a Vila Olímpica surge como uma resposta aos desafios sociais enfrentados pela comunidade. Em um contexto permeado pelo tráfico de drogas e pela desagregação social, este projeto nasce com a missão de neutralizar tais influências, fortalecendo os laços comunitários e oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e coletivo as crianças e jovens do morro. No mesmo local se encontra também o Ciep Nação Mangueirense, o Centro de Educação para o Trabalho, o Instituto Mangueira do Futuro, o Camp Mangueira e um posto de saúde.

Atualmente, sendo um espaço de múltiplas utilizações, a Vila Olímpica da Mangueira é reconhecida como um símbolo de esperança, resiliência e construção de sociabilidades , destacando-se como referência em iniciativas voltadas para as comunidades periféricas e de favelas.

O foco principal da Vila Olímpica da Mangueira reside na integração, formação e socialização através do esporte. Mais do que simples atividades físicas, os programas oferecidos representam ferramentas de inclusão e desenvolvimento humano. Ao proporcionar oportunidades para crianças, jovens e adultos, a Vila Olímpica não apenas fortalece os laços comunitários, mas também capacita indivíduos para um futuro mais promissor.

Ao ampliar as possibilidades de inserção dos participantes na vida social, a Vila Olímpica oferece elementos fundamentais para planejar e construir esse futuro. Isso inclui incentivos à escolarização, cultivando o gosto pelo esporte e promovendo uma socialização positiva. Essas iniciativas não apenas favorecem as vidas dos moradores da Mangueira e áreas vizinhas, mas também geram impacto na comunidade na comunidade como um todo, alimentando esperança e aspirações para gerações futuras.