DesigualdadeS no plural: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Definição do conceito de desigualdade social)
 
(Interlinks, categorias, palavras chave, ver também, autoria)
 
Linha 1: Linha 1:
O conceito de desigualdade social permeia toda a construção do Brasil e refere-se aos diversos mecanismos e vivências sociais que conferem vantagens a certos indivíduos ou grupos, enquanto prejudicam outros. Sobre este conceito, é imprescindível destacar o seu caráter plural. Falamos em desigualdadeS sociaiS para contemplar as diferentes formas em que as desigualdades se expressam: desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade econômica, desigualdade socioespacial, desigualdade escolar, dentre outras. Esses diferentes tipos de desigualdades, geralmente se perpassam e se reforçam demonstrando a complexidade e o abismo social da realidade brasileira.
O conceito de [[Mapa da Desigualdade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro|desigualdade]] social permeia toda a construção do Brasil e se refere aos diversos mecanismos e vivências sociais que conferem vantagens a certos indivíduos ou grupos, enquanto prejudicam outros. Sobre este conceito, é imprescindível destacar o seu caráter plural. Falamos em desigualdadeS sociaiS para contemplar as diferentes formas em que as desigualdades se expressam: desigualdade de [[:Categoria:Temática - Gênero e Sexualidade|gênero]], desigualdade [[:Categoria:Temática - Relações Étnico-Raciais|racial]], desigualdade [[:Categoria:Temática - Economia e Mercado|econômica]], desigualdade socioespacial, desigualdade escolar, dentre outras. Esses diferentes tipos de desigualdades geralmente se perpassam e se reforçam demonstrando a complexidade e o abismo social da realidade brasileira.
Autoria: <bdi>Nathálya Souza</bdi>
 
== Ver também ==
 
* [[Mapas da Desigualdade: o que se aprende? (artigo)]]
* [[Desigualdade nas metrópoles (boletim)]]
* [[Nós Por Nós - Por Mais Direitos e Menos Desigualdade Social]]
 
[[Categoria:Temática - Economia e Mercado]]
[[Categoria:Desigualdades]]
[[Categoria:Assimetrias]]
[[Categoria:Relações étnico-raciais]]
[[Categoria:Gênero]]
[[Categoria:Classes sociais]]
[[Categoria:Educação]]
[[Categoria:Exclusão]]

Edição atual tal como às 20h26min de 21 de junho de 2024

O conceito de desigualdade social permeia toda a construção do Brasil e se refere aos diversos mecanismos e vivências sociais que conferem vantagens a certos indivíduos ou grupos, enquanto prejudicam outros. Sobre este conceito, é imprescindível destacar o seu caráter plural. Falamos em desigualdadeS sociaiS para contemplar as diferentes formas em que as desigualdades se expressam: desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade econômica, desigualdade socioespacial, desigualdade escolar, dentre outras. Esses diferentes tipos de desigualdades geralmente se perpassam e se reforçam demonstrando a complexidade e o abismo social da realidade brasileira.

Autoria: Nathálya Souza

Ver também[editar | editar código-fonte]