Dinâmicas de poder e os grupos armados no Brasil

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h03min de 2 de agosto de 2024 por Kharinegil (discussão | contribs)

O propósito do projeto Dinâmicas de poder e os grupos armados no Brasil é reunir informações em um único local sobre as dinâmicas de poder e a atuação dos grupos armados no contexto brasileiro. As discussões sobre o tema são constantemente centralizadas no eixo Rio de Janeiro / São Paulo e por isso queremos expandir a análise do projeto geograficamente, para que também seja possível observar a história, a construção e a atuação destes grupos em outros estados brasileiros.

Para construir o painel analisaremos diversas produções audiovisuais, músicas, notícias e materiais bibliográficos já produzidos sobre a temática, e a ideia principal é criar um conteúdo que aborde tanto as facçoes criminais quanto os grupos milicianos.

Este projeto trata-se de um trabalho coletivo que está em andamento e está sendo construído predominantemente por Kharine Gil e Matheus, que compõem a equipe de verbetes do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Autoria: Kharine Gil e Matheus

Quem são esses grupos?

Sistematiza os principais grupos armados que atuam no Rio de Janeiro, sejam eles ligados ao mercado varejista de drogas ou às milícias.

Veja o verbete

O mercado ilegal de drogas no Rio de Janeiro

Breve apresentação historica sobre a construção das facções criminais cariocas a partir dos anos 1970.

Veja o verbete

Mapa dos grupos armados

Feito em parceria entre o grupo Fogo Cruzado, Disque Denúncia e GENI/UFF, o mapa é uma ferramenta que possibilita a dimensão do controle territorial de diferentes grupos.

Veja o verbete

Territórios faccionados no Nordeste

Artigo que trata sobre as situações do Rio Grande do Norte e do Ceará no processo de de surgimento, consolidação e expansão das facções.

Veja o verbete


Recomendações (em construção)

A compreensão quanto a fenômenos sociais tão complexos quanto as tomadas de territórios por grupos armados costuma depender de imersões em narrativas e obras artísticas que consigam nos transpor para as vidas de personagens os quais não somos nem temos como ser. Por isso, a sessão de recomendações segue como um lugar para difundir obras ficcionais ou não que ajudem a complexificar nossas percepções de sociedade e violência urbana de modo a fugirmos dos estereótipos racistas, classistas e que só servem para gerar pânico — a arma moral de políticos das direitas.

Audiovisual

Alguns filmes, documentários e outros conteúdos que ajudam a discutir o tema:

Filme 400 contra 1

Violência policial em Salvador

Disputas na Zona Oeste do RJ

Mapa dos grupos armados no RJ

Documentário - origem do PCC

Literatura (em construção)

Inúmeros livros da literatura brasileira abordam direta ou indiretamente as histórias de traficantes, grupos armados, milicianos e bicheiros. São obras capazes de infundir empatia por personagens cotidianos que, outrotora, em contextos como no jornalismo policialesco cotidiano, seriam retratados de forma bestial.

Bibliografia sobre grupos armados (em construção)

Estamos construindo um mapeamento bibliográfico sobre grupos armados, que se tornará também um verbete e será indicado aqui.