Tecnociência Solidária: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
(Revisões necessárias)
Linha 1: Linha 1:
A ''tecnociência solidária'' é aquela que se propõe a fomentar e desenvolver tecnologias para gerar, em especial, para populações hoje à margem da economia formal, trabalho e renda a partir da Ciência & Tecnologia e da [http://tecnociência%20solidária%20tecnociência%20solidária inovação] geradas pela Humanidade ao longo dos tempos desde os imemoriais (ou mesmo antes). O trabalho e a renda com ele obtida devem proporcionar, no caso do trabalho, dignidade e sentimento de positiva autoestima. No caso da renda, condições materiais, no mínimo, suficientes para se alcançar o bem-estar e o bem viver, sustentáveis, ecologicamente empáticos, não efêmeros, mas sim, portanto, contínuos, permanentes e extensivos às pessoas agregadas e dependentes de cada pessoa trabalhadora.
A ''[[Tecnociência Solidária|tecnociência solidária]]'' é aquela que se propõe a fomentar e desenvolver tecnologias para gerar, em especial, para populações hoje à margem da economia formal, trabalho e renda a partir da Ciência & Tecnologia e da inovação - geradas pela humanidade ao longo dos tempos, desde os imemoriais (ou mesmo antes).  
Autoria: Spi


Dito de forma análoga, a ''tecnociência solidária'' é aquela que pugna para que a economia e a tecnologia estejam a serviço tanto da pessoa, do seu agregado familiar e da comunidade, lugarejo ou cidade de que fazem parte, como estejam, a economia e a tecnologia, a serviço da totalidade da humanidade. É deste mote porque pugna que essa ''tecnociência'' qualifica-se como de modo ''solidário'', a ''tecnociência solidária'', que funciona ou opera em prol de uma economia plena porque também ''solidária'', uma economia que utiliza-se do conhecimento, da ciência & tecnologia e da [http://tecnociência%20solidária%20tecnociência%20solidária inovação] no modo solidário.
== Sobre ==
O trabalho e a renda obtidos por meio da tecnociência solidária devem proporcionar, no caso do [[Trabalho e ganhos de vida (debate)|trabalho]], dignidade e sentimento de positiva autoestima. No caso da renda, condições materiais, no mínimo, suficientes para se alcançar o bem-estar e o bem viver, sustentáveis, ecologicamente empáticos, não efêmeros, mas sim, portanto, contínuos, permanentes e extensivos às pessoas agregadas e dependentes de cada pessoa trabalhadora.
 
Dito de forma análoga, a ''tecnociência solidária'' é aquela que pugna para que a economia e a tecnologia estejam a serviço tanto da pessoa, do seu agregado familiar e da comunidade, lugarejo ou cidade de que fazem parte, como estejam, a economia e a tecnologia, a serviço da totalidade da humanidade. Essa ''tecnociência'' se qualifica como de modo ''solidário'', a ''tecnociência solidária'', que funciona ou opera em prol de uma [[:Categoria:Temática - Economia e Mercado|economia]] plena porque também ''solidária'', uma economia que se utiliza do conhecimento, da ciência & tecnologia e da [https://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o inovação] no modo solidário.
 
== Ver também ==
[[Dignidade no trabalho construção coletiva - episódio 24 (programa)|Dignidade no trabalho: construção coletiva - episódio 24 (programa)]]
 
[[Favela e Ciência (podcast)]]
[[Categoria:Temática - Economia e Mercado]]
[[Categoria:Tecnologias]]
[[Categoria:Trabalho]]
[[Categoria:Renda]]
[[Categoria:Solidariedade]]

Edição das 16h25min de 4 de março de 2024

A tecnociência solidária é aquela que se propõe a fomentar e desenvolver tecnologias para gerar, em especial, para populações hoje à margem da economia formal, trabalho e renda a partir da Ciência & Tecnologia e da inovação - geradas pela humanidade ao longo dos tempos, desde os imemoriais (ou mesmo antes).

Autoria: Spi

Sobre

O trabalho e a renda obtidos por meio da tecnociência solidária devem proporcionar, no caso do trabalho, dignidade e sentimento de positiva autoestima. No caso da renda, condições materiais, no mínimo, suficientes para se alcançar o bem-estar e o bem viver, sustentáveis, ecologicamente empáticos, não efêmeros, mas sim, portanto, contínuos, permanentes e extensivos às pessoas agregadas e dependentes de cada pessoa trabalhadora.

Dito de forma análoga, a tecnociência solidária é aquela que pugna para que a economia e a tecnologia estejam a serviço tanto da pessoa, do seu agregado familiar e da comunidade, lugarejo ou cidade de que fazem parte, como estejam, a economia e a tecnologia, a serviço da totalidade da humanidade. Essa tecnociência se qualifica como de modo solidário, a tecnociência solidária, que funciona ou opera em prol de uma economia plena porque também solidária, uma economia que se utiliza do conhecimento, da ciência & tecnologia e da inovação no modo solidário.

Ver também

Dignidade no trabalho: construção coletiva - episódio 24 (programa)

Favela e Ciência (podcast)