Tainá de Paula: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Comunicado revisão do verbete)
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 3: Linha 3:
  Autoria: [[Usuário:Jedai|Jedai]]
  Autoria: [[Usuário:Jedai|Jedai]]


== Introdução ==
== Sobre ==
Especialista em Patrimônio Cultural e Mestre em Urbanismo. Atua em projetos para fortalecer e ampliar a voz das maiorias minorizadas na cidade<ref>[https://www.linkedin.com/in/tainadepaularj/?originalSubdomain=br Linkedin]</ref>.
Criada em uma das favelas da Praça Seca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, 35 anos, arquiteta e urbanista. feminista interseccional e mãe.  


== Biografia ==
Membro da #partidA, [[Feminismos negros e decolonialidade no Museu da Maré|movimento feminista]] que visa potencializar mulheres na política, Tainá decidiu pela candidatura após sentir a necessidade de um debate qualificado sobre as questões de mobilidade, mas também de [[Raça e Gênero: identidades e violências diversas (debate)|gênero e raça]]. Para a pré-campanha, formou uma equipe “de múltiplas visões”, predominantemente formada por mulheres e pessoas negras, como forma de fomentar nos eleitores o sentimento de representação política. Ela acredita que a falta de envolvimento da população com a política é reflexo da ausência de Estado. “Não é que as pessoas estejam mais conservadoras ou estejam desacreditadas da política. O que acontece é que ela nunca viu de fato a participação dela ser valorizada”, diz. Conheça as propostas da pré-candidata em cinco pontos<ref>GÊNERO E NÚMERO. [https://www.generonumero.media/reportagens/novos-nomes-conheca-taina-de-paula-pre-candidata-deputada-estadual-no-rio-de-janeiro/ Novos nomes: Conheça Tainá de Paula, pré-candidata a deputada estadual no Rio de Janeiro]. 2018.</ref>.
Tainá de Paula foi eleita vereadora em 2020, com 24.881 votos. É autora da lei [https://pt.org.br/racismo-em-supermercado-vereadora-do-pt-aprova-lei-que-responsabiliza-estabelecimentos-comerciais/ Pedro Gonzaga], que responsabiliza estabelecimentos comerciais em caso de negligência com a vida das pessoas negras.  
 
Hoje, Tainá é assessora técnica do Movimento de Trabalhadores Sem Terra do Rio de Janeiro e coordena o projeto Brasil Cidades.
 
Mestre em Urbanismo pela UFRJ, pesquisou a requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual de territórios.
 
Na Alerj, ela pretende garantir pautas relacionadas à [[Mobilidade urbana e direito à cidade no Complexo do Alemão (livro)|mobilidade]], habitação e “formas da gente se divertir, para além de existir na cidade”. Para ela, a relação da população pobre com a cidade precisa ser alterada.<ref>CAMPANHA DA MULHER. [https://campanhademulher.org/taina-de-paula/ Tainá de Paula].</ref>
 
Especialista em Patrimônio Cultural e Mestre em Urbanismo. Atua em projetos para fortalecer e ampliar a voz das maiorias minorizadas na cidade<ref>[https://www.linkedin.com/in/tainadepaularj/?originalSubdomain=br Linkedin]</ref>. Tainá de Paula foi eleita vereadora em 2020, com 24.881 votos. É autora da lei [https://pt.org.br/racismo-em-supermercado-vereadora-do-pt-aprova-lei-que-responsabiliza-estabelecimentos-comerciais/ Pedro Gonzaga], que responsabiliza estabelecimentos comerciais em caso de negligência com a vida das pessoas negras.  
 
== Vídeos sobre Tainá de Paula ==
 
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=XOks9C5ObQI}}
 
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=LiZfuMnBpyg}}
 
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=_bPV5_Yoxz4}}


== Ver também ==
== Ver também ==
Linha 20: Linha 35:
[[Categoria:Rio de Janeiro]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]
<references />
<references />
== Revisão do verbete ==
Olá!
O Dicionário de Favelas Marielle Franco AGRADECE MUITO pela sua contribuição para a nossa plataforma. Este é um projeto feito por meio de colaborações voluntárias, por isso a sua participação é fundamental.
O objetivo desse comunicado é contribuir para melhor adequação do verbete e maior acessibilidade. Seguem algumas orientações:
# '''Sugerimos que este verbete tenha o seu conteúdo ampliado,''' procurando adaptá-lo ao formato básico indicado para facilitar a leitura.  Para maiores detalhes, acesse as [[Wikifavelas:Escrever um verbete|orientações para escrever um verbete da Wikifavelas]]. Sinta-se livre para editá-lo, contribuindo para agregar maior conhecimento e ganhar mais visibilidade.
Ainda ficou dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pelo [[Wikifavelas:Fale conosco|Fale conosco.]]
Abraços!
Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Edição atual tal como às 09h47min de 18 de setembro de 2024

Secretária municipal de ambiente e clima.png

Tainá de Paula é arquiteta, urbanista, ativista das lutas urbanas, vereadora licenciada pelo Partido dos Trabalhadores (PT-RJ) e Secretária de Meio Ambiente e Clima do município do Rio de Janeiro (em 2024).

Autoria: Jedai

Sobre[editar | editar código-fonte]

Criada em uma das favelas da Praça Seca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, 35 anos, arquiteta e urbanista. feminista interseccional e mãe.

Membro da #partidA, movimento feminista que visa potencializar mulheres na política, Tainá decidiu pela candidatura após sentir a necessidade de um debate qualificado sobre as questões de mobilidade, mas também de gênero e raça. Para a pré-campanha, formou uma equipe “de múltiplas visões”, predominantemente formada por mulheres e pessoas negras, como forma de fomentar nos eleitores o sentimento de representação política. Ela acredita que a falta de envolvimento da população com a política é reflexo da ausência de Estado. “Não é que as pessoas estejam mais conservadoras ou estejam desacreditadas da política. O que acontece é que ela nunca viu de fato a participação dela ser valorizada”, diz. Conheça as propostas da pré-candidata em cinco pontos[1].

Hoje, Tainá é assessora técnica do Movimento de Trabalhadores Sem Terra do Rio de Janeiro e coordena o projeto Brasil Cidades.

Mestre em Urbanismo pela UFRJ, pesquisou a requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual de territórios.

Na Alerj, ela pretende garantir pautas relacionadas à mobilidade, habitação e “formas da gente se divertir, para além de existir na cidade”. Para ela, a relação da população pobre com a cidade precisa ser alterada.[2]

Especialista em Patrimônio Cultural e Mestre em Urbanismo. Atua em projetos para fortalecer e ampliar a voz das maiorias minorizadas na cidade[3]. Tainá de Paula foi eleita vereadora em 2020, com 24.881 votos. É autora da lei Pedro Gonzaga, que responsabiliza estabelecimentos comerciais em caso de negligência com a vida das pessoas negras.

Vídeos sobre Tainá de Paula[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]