Tainá de Paula

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h47min de 18 de setembro de 2024 por Vitor Martins (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Secretária municipal de ambiente e clima.png

Tainá de Paula é arquiteta, urbanista, ativista das lutas urbanas, vereadora licenciada pelo Partido dos Trabalhadores (PT-RJ) e Secretária de Meio Ambiente e Clima do município do Rio de Janeiro (em 2024).

Autoria: Jedai

Sobre

Criada em uma das favelas da Praça Seca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, 35 anos, arquiteta e urbanista. feminista interseccional e mãe.

Membro da #partidA, movimento feminista que visa potencializar mulheres na política, Tainá decidiu pela candidatura após sentir a necessidade de um debate qualificado sobre as questões de mobilidade, mas também de gênero e raça. Para a pré-campanha, formou uma equipe “de múltiplas visões”, predominantemente formada por mulheres e pessoas negras, como forma de fomentar nos eleitores o sentimento de representação política. Ela acredita que a falta de envolvimento da população com a política é reflexo da ausência de Estado. “Não é que as pessoas estejam mais conservadoras ou estejam desacreditadas da política. O que acontece é que ela nunca viu de fato a participação dela ser valorizada”, diz. Conheça as propostas da pré-candidata em cinco pontos[1].

Hoje, Tainá é assessora técnica do Movimento de Trabalhadores Sem Terra do Rio de Janeiro e coordena o projeto Brasil Cidades.

Mestre em Urbanismo pela UFRJ, pesquisou a requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual de territórios.

Na Alerj, ela pretende garantir pautas relacionadas à mobilidade, habitação e “formas da gente se divertir, para além de existir na cidade”. Para ela, a relação da população pobre com a cidade precisa ser alterada.[2]

Especialista em Patrimônio Cultural e Mestre em Urbanismo. Atua em projetos para fortalecer e ampliar a voz das maiorias minorizadas na cidade[3]. Tainá de Paula foi eleita vereadora em 2020, com 24.881 votos. É autora da lei Pedro Gonzaga, que responsabiliza estabelecimentos comerciais em caso de negligência com a vida das pessoas negras.

Vídeos sobre Tainá de Paula

Ver também