Juventudes em acesso à cidade - desafios e resistências
Autoria: Clara Polycarpo
As juventudes da cidade do Rio de Janeiro enfrentam cotidianamente desafios na garantia de seus direitos fundamentais. São corpos, plurais, marcados, vigiados e limitados por opressões históricas e estruturais experienciadas de diferentes formas no que vem a ser a realidade de acesso à cidade, à educação, ao lazer e à liberdade.
Baseando-se na união entre mídia, educação e cidadania, professoras da rede estadual pública de ensino do Rio de Janeiro promoveram o projeto "Juventudes em acesso à cidade: desafios e resistências". A proposta teve como foco a construção de uma discussão sobre cidadania e direitos frentes às desigualdades de classe, raça e gênero no Rio de Janeiro, no âmbito dos conteúdos e debates trabalhados na disciplina de Sociologia para o Ensino Médio. Ao trabalhar a imaginação sociológica, o olhar antropológico e a comunicação dialógica, o objetivo foi produzir documentários que trouxessem recortes das experiências na cidade através do olhar das juventudes - em sua maioria, periféricas.
O projeto
O projeto teve como orientação o conteúdo regular da disciplina de Sociologia para o 2º ano do ensino médio sob a temática "Democracia, Cidadania e Direitos Humanos", e pretendeu articular habilidades técnicas de disciplinas como Produção em Animação e Vídeo (PAV), da grade curricular do Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE.
Durante as aulas de Sociologia, grupos de alunos(as) foram divididos por 4 (quatro) temáticas: 1) mobilidade urbana; 2) violência de gênero; 3) segregação racial; 4) cultura e lazer. Cada grupo, sob a orientação das professoras, foi responsável pela produção dos roteiros e das filmagens, considerando um conjunto de diferentes técnicas de vídeo e de entrevistas. Os trabalhos finais foram apresentados para o corpo docente e discente e avaliados por uma banca interna e convidados(as) no Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE , em dezembro de 2022.
Os documentários
A mostra
FOTOS