Museu das favelas

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h01min de 21 de fevereiro de 2023 por Gabriel (discussão | contribs) (Criou página com ' Autoria: == Sobre == O Museu das Favelas nasce em São Paulo, em razão do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021, constituindo-se enquanto equipamento públi...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Autoria:

Sobre

O Museu das Favelas nasce em São Paulo, em razão do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021, constituindo-se enquanto equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Desde janeiro de 2022, a gestão é realizada pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social de cultura. O museu será sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo.

Este museu está em processo de construção coletiva, e para isso, propõe uma série de ações em busca de aproximação, diálogo e reflexão com diferentes interlocutores do país. Buscamos um espaço que nasce ecoando vozes, lutas e memórias das favelas, constituídas através do canto, da fala, da pesquisa, da festa e do jogo, e de tantos que vieram antes de nós. Estamos trabalhando para tornar este museu um local de acolhimento e experiências, para que a partir do encontro possamos juntos construir o chão que queremos pisar e viver.

Somos parte da importante rede de museus do Estado de São Paulo e buscamos nos conectar com pessoas que entendam que o caminho para a mudança precisa passar pelas experiências e memórias das favelas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor o Museu: