Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio - IPPES

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 17h10min de 14 de abril de 2023 por Nsmiranda (discussão | contribs) (edt)
Verbete criado pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco.
Informações retiradas das redes oficiais do coletivo. Este grupo foi contemplado pela Chamada Pública, promovido pela Fiocruz[1]. 
Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES)

O IPPES é uma entidade independente e sem fins lucrativos que busca produzir conhecimento e estimular ações e políticas públicas de prevenção às violências autoprovocadas (suicídio, tentativa, ideação e autolesão sem intencionalidade suicida).

Sobre

A REDE EQUIPPES de Saúde Mental é um grupo de psicólogos e psiquiatras credenciados ao IPPES. Esses profissionais oferecem atendimento psicoterapêutico especializado no manejo do comportamento suicida, em situações de crise e luto por suicídio. Acesse: https://ippesbrasil.com.br/rede-de-apoio/IPPES - SAÚDE MENTAL

A REDE EQUIPPES de Saúde Mental é um grupo de psicólogos e psiquiatras credenciados ao IPPES. Esses profissionais oferecem atendimento psicoterapêutico especializado no manejo do comportamento suicida, em situações de crise e luto por suicídio.

Acesse: https://ippesbrasil.com.br/rede-de-apoio/

O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção. O livro “Por Que Policiais Se Matam“, publicado pelo GEPeSP em 2016, se torna uma referência para o Projeto de Lei sancionado pelo governador Wilson Witzel. Essa lei propõe a criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmando a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas.

Os resultados positivos do trabalho do GEPeSP, o agravamento das estatísticas de mortes violentas no Brasil, nos últimos dez anos, e o triste aumento da demanda por ações de prevenção do suicídio, nos motivaram a investir em um novo projeto autônomo: a criação do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

Fundado em 2020, o IPPES é uma organização sem fins lucrativos que visa produzir conhecimento técnico e científico para fomentar estratégias de prevenção de suicídio no Brasil. Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar políticas públicas e institucionais comprometidas com ações mais efetivas, eficientes, eficazes e transparentes. Com competência, criatividade e metodologias consistentes, o IPPES produz e divulga informações com rigor científico que permitem gestores, acadêmicos e sociedade civil a formular e implementar iniciativas de prevenção a violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio consumado e autolesão sem intencionalidade suicida) e intervenções sociais

História

O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) é resultado do encontro de pesquisadores e atores da sociedade civil engajados na prevenção do suicídio. O IPPES é o desdobramento do Grupo de Estudos em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), nascido 2013, no Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção.

O livro “Por Que Policiais Se Matam”, coordenado pela socióloga e cientista política Dayse Miranda e publicado pelo GEPeSP em 2016, se torna uma referência para a LEI 8.591, sancionada em 29 de outubro de 2019 pelo governo do estado do Rio de Janeiro. A Lei dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção de Violências Autoprovocadas ou Autoinfligidas, com a finalidade de atender e capacitar o policial civil, policial militar, bombeiro militar, inspetor prisional ou agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), para o auxílio e o enfretamento da manifestação do sofrimento psíquico e do suicídio e dá outras providências.

A criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmou a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas. Os resultados positivos do trabalho do GEPeSP, o agravamento das estatísticas de mortes violentas no Brasil, nos últimos dez anos, e o triste aumento da demanda por ações de prevenção do suicídio, nos motivaram a investir em um novo projeto autônomo: a criação do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

Fundado em 2020, o IPPES é uma organização sem fins lucrativos que visa produzir conhecimento técnico e científico para fomentar estratégias de prevenção do suicídio no Brasil. Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar políticas públicas e institucionais comprometidas com ações mais efetivas, eficientes, eficazes e transparentes. Com competência, criatividade e metodologias consistentes, o IPPES produz e divulga informações com rigor científico que permitem gestores, acadêmicos e sociedade civil a formular e implementar iniciativas de prevenção a violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio consumado e autolesão sem intencionalidade suicida) e intervenções sociais.

Missão

  • Salvar Vidas por meio do fomento de pesquisas, conhecimento e compromisso social para a formulação de ações de prevenção e posvenção do suicídio em todo território nacional.

Visão

  • Reverter as ações em políticas públicas de prevenção, em prol de uma sociedade mais saudável.

Valores

  • Conhecimento
  • Transparência
  • Empatia e respeito a vida

Quem faz

IPPES / QUEM FAZ

A equipe IPPES compartilha o compromisso com a formulação de políticas públicas e intervenções na área da saúde mental. Nossas trajetórias distintas nos aproximam pela valorização da vida de segmentos sociais distintos.

Atuação

O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio se dedica à realização de pesquisas acadêmicas e aplicadas; palestras; workshops, rodas de conversa, seminários; atividades de ensino e capacitação nas áreas de Suicidologia: Prevenção e Posvenção e Violência e Políticas Públicas. As suas atividades estão organizadas em 3 eixos de atuação interligados. São eles: Ensino, Pesquisa e Ação. Todas as atividades de formação e capacitação, assim como as intervenções sociais são fomentadas pelos conhecimentos produzidos e testados pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do Instituto.

Ensino

Cursos, Treinamentos e Workshops

  • Curso de Comunicação Assertiva e Comunicação Não Violenta (CNV) nas Relações Interpessoais
  • Curso de Negociação com suicidas.
  • Capacitação em Prevenção e Posvenção do Suicídio.
  • Curso de Manejo do Comportamento Suicida
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio da Segurança Pública
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio nas Escolas e Universidades.
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio em instituições religiosas.
  • Workshop: Como entrevistar pessoas vítimas de mortes violentas e em sofrimento emocional?
  • Workshop: Comunicação Assertiva e Não Violenta em Ambiente Escolar.

Grupo de estudos

São encontros mensais que promovem discussões qualificadas contempladas pelas linhas de pesquisa do IPPES. Contamos com a colaboração de especialistas convidados de diferentes áreas de conhecimento, a saber: Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Saúde Pública, Antropologia das Emoções, Sociologia das Organizações, Políticas Públicas, Sociologia das Religiões, Sociologia da Educação, Juventude e Violência, Segurança Pública, Metodologia de pesquisa e Suicidologia.

O Grupo de estudos é a porta de entrada do Instituto. Todos os colaboradores, multiplicadores, voluntários e pesquisadores interessados em atuar na prevenção e posvenção do suicídio são primeiramente convidados a estudar conosco. Após 12 meses, de acordo com o desempenho acadêmico dos participantes, das especialidades e das demandas de nossos projetos de pesquisa e sociais, convidamos o voluntário a fazer parte do time do IPPES.

Ciclo de palestras

São eventos que acontecem mensalmente para divulgar os resultados de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do nosso laboratório. Também convidamos profissionais de instituições acadêmicas, entidades governamentais e sociedade civil, para compartilhar experiências, inovações e pesquisas no campo da prevenção e posvenção do suicídio. É uma oportunidade ímpar de trocas de ideias e redes de contatos.

Pesquisa

O Laboratório de estudos de violência e saúde mental do IPPES se dedica a cinco linhas temáticas.

São elas:

  1. Mortes Violentas e Políticas Públicas
  2. Suicídio e Prevenção
  3. Segurança Pública e Saúde Mental
  4. Juventude e Violência.
  5. Comunicação e Saúde Mental

Contatos e Redes Sociais

Telefones Institucionais:

IPPES: 21 3511-5641

Secretaria: 21 99913-6061

Diretoria / Coordenação de Ensino e Pesquisa: 21 99392-4294

Grupo Viver: 21 96772-2040

E-mail:

comunicacao@ippesbrasil.com.br

ippesbrasil@ippesbrasil.com.br

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Site Oficial