Redução de riscos em Porto Alegre (projeto)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h25min de 17 de junho de 2024 por Vitor Martins (discussão | contribs) (Criou página com 'Redução de Riscos em Porto Alegre é um projeto desenvolvido em meio às enchentes no Rio Grande do Sul pelo pesquisador Vitor Martins e consiste em produzir dados sobre populações e localidades mais expostas a riscos durante eventos extremos. '''Autoria''': Vitor Martins. == Sobre == miniaturadaimagem|<nowiki>Foto: Mateus Bruxel | Agência RBS.</nowiki> O projeto Redução de Riscos em Porto Alegre é um trabalho realizado pel...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Redução de Riscos em Porto Alegre é um projeto desenvolvido em meio às enchentes no Rio Grande do Sul pelo pesquisador Vitor Martins e consiste em produzir dados sobre populações e localidades mais expostas a riscos durante eventos extremos.

Autoria: Vitor Martins.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Foto: Mateus Bruxel | Agência RBS.

O projeto Redução de Riscos em Porto Alegre é um trabalho realizado pelo pesquisador Vitor Martins, membro do Dicionário de Favelas Marielle Franco e morador da capital gaúcha. Em meio à principal tragédia do estado do Rio Grande do Sul, o projeto surge como uma resposta ao contexto excepcional que vivem os gaúchos neste momento. Nesse sentido, o objeto desta pesquisa se apresenta a partir dos problemas que estão sendo experimentados e observados pelo autor.

Mais que o interesse pela temática periférica, este trabalho está relacionado com o desejo de seu autor por buscar formas coletivas de compreensão da catástrofe e de localidades atingidas, bem como proporcionar soluções criativas e inovadoras a partir da perspectiva das comunidades. Através dos saberes comunitários, da recuperação de histórias, do estímulo à preservação de memórias locais e da sensibilização de trajetórias individuais, este projeto busca reafirmar lugares devastados pela tragédia como potentes, atuando na contramão do cenário deixado pelas enchentes nessas regiões.

Invisibilizadas historicamente, a memória de favelas e populações periféricas são colocadas à prova com maior veemência em contextos trágicos e de crise, quando pareceres e análises de especialistas e gestores públicos tendem a tomar o debate sobre essas regiões. Nesse sentido, a pesquisa é uma tentativa de produzir outros sentidos capazes de extrapolar a percepção técnica desses locais, enaltecendo a vida comunitária e seus atores.

Objetivos e metodologia[editar | editar código-fonte]

O objetivo central deste projeto é a preservação da memória de localidades e populações em situação de risco para eventos extremos. São objetivos específicos: a coleta de informações sobre grupos, instituições, serviços e equipamentos públicos; a produção de dados sobre trajetórias de líderes comunitários e sobre ações nas regiões determinadas; a produção de verbetes sobre essas regiões.

Os métodos a serem utilizados fazem parte das estratégias de pesquisa do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) que está sendo desenvolvido por um grupo interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao qual o autor deste projeto faz parte. Nesse sentido, serão realizadas observações de campo através de caminhadas comunitárias, análise de dados secundários sobre as localidades, entrevistas semi-estruturadas com moradores e lideranças comunitárias e o acompanhamento de ações não governamentais.

Próximos assuntos[editar | editar código-fonte]

Enchentes no RS e ocupações promovidas pelos atingidos[editar | editar código-fonte]

Enchente no Sarandi - Porto Alegre

Enchente nas Ilhas de Porto Alegre

Enchente em Mathias Velho - Canoas

Enchente em Rio Branco - Canoas

Enchente em Eldorado do Sul

Ocupação Maria da Conceição Tavares (Porto Alegre)

Ocupação Sarah Domingues (Porto Alegre)

Memória de favelas e periferias[editar | editar código-fonte]

Vila São José (Porto Alegre)

Morro Santana (Porto Alegre) - aperfeiçoamento de verbete

Rubem Berta (Porto Alegre)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Enchentes no Rio Grande do Sul