Por um mundo onde caibam muitos morros: Reflexões ontológicas desde o Morro Santana Porto Alegre - RS (Dissertação)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 12h40min de 22 de julho de 2024 por Kita Pedroza (discussão | contribs) (resumo, hiperlinks, categorias, palavras-chave, formatação)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Dissertação defendida por Luís Gustavo Ruwer da Silva, sobre a multiplicidade que constitui o que se chama de “Morro Santana”, uma região periférica da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O trabalho propõe reflexões no sentido de compreender conflitos urbanos também como conflitos ontológicos.

Autoria: Luís Gustavo Ruwer da Silva.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Dissertação defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Almeida de Magalhães.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Este estudo busca discutir a multiplicidade que constitui o que se chama de “Morro Santana”, uma região periférica da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Inspirado nas de pesquisa-intervenção e/ou investigação-militante, articuladas em referenciais teóricos diversos, o estudo apresenta diferentes âmbitos que constituem múltiplos “Morros Santana”, através de desenhos ontológicos distintos. A partir da apresentação de alguns conflitos específicos, a pesquisa propõe reflexões no sentido da compreensão de conflitos urbanos como conflitos ontológicos. Através dessa abordagem, que aproxima a discussão ontológica das questões urbanas, o foco recai nas práticas cotidianas que moldam ativamente o(s) território(s), em vez de considerá-lo apenas como uma entidade observada.

Acesse a dissertação na íntegra[editar | editar código-fonte]

Baixar

Link para acesso pelo repositório de origem aqui.

Ver também[editar | editar código-fonte]