Casa Fluminense

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h02min de 8 de outubro de 2024 por Flavia Candido (discussão | contribs)

Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa acredita que a realização deste horizonte passa pela afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses e destinada universalmente a todo o seu território e população e não apenas - ou prioritariamente - para as áreas centrais da capital.

A organização foi estruturada como associação civil sem fins lucrativos, autônoma e apartidária, e tem na rede seu elemento constitutivo essencial. Funcionamos assim como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro nossa “cidade metropolitana” comum.

Autoria: Thaís Cruz
Casa-Fluminense.png

“cidade metropolitana” comum.

Casa Fluminense no Plano Integrado de Saúde nas Favelas: Projeto "Saúde Integral na Agenda Local"

O Projeto "Saúde Integral na Agenda Local" , executado pela Casa Fluminense , é uma iniciativa contemplada no Plano Integrado de Saúde nas Favelas da Fiocruz. Esse projeto, que nasceu da experiência anterior no enfrentamento da pandemia de COVID-19, tem como objetivo consolidar a metodologia de construção das Agendas Locais em territórios periféricos e promover a saúde integral nas Favelas.

Desde 2020, a Casa Fluminense vem desenvolvendo Agendas Locais em parceria com diversas organizações que atuam em áreas periféricas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Inspirado pela criação das Agendas Locais no contexto emergencial da pandemia, o projeto "Saúde Integral na Agenda Local" busca dar continuidade a essa proposta, integrando saúde, cidadania e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos territórios favelados.

As Agendas Locais são ferramentas que articulam a participação comunitária na proposição de políticas públicas e na defesa de direitos, com foco em cinco localidades: Japeri, Maré, Queimados, Santa Cruz e São Gonçalo . A Casa Fluminense pretende, com esse projeto, apoiar a criação de redes locais de atores e atrizes que defendem seus territórios, consolidando Agenda Rio 2030 e os ODS .

O "Saúde Integral na Agenda Local" visa ampliar o acesso à saúde integral, liberando as necessidades específicas das periferias e promoções políticas

Equipe e Conselho

No dia a dia, o Núcleo Executivo se dedica em tempo integral a prover estímulo e suporte ao desenvolvimento de ações na rede, com apoio de um Conselho de associados, eleito a cada três anos. Os ciclos de planejamento são abertos à participação de todos os seus integrantes.

Núcleo Executivo

Henrique Silveira | Coordenador Geral

Larissa Cunha | Administrativo e financeiro

Tatiana Maria Pereira | Assessora de Projetos

Vitor Mihessen | Coordenador Executivo

Claudia Cruz | Coordenadora de Informação

Fabbi Silva | Coordenadora de Mobilização

Larissa Amorim | Coordenadora de Comunicação

Taynara Cabral | Assessora de Comunicação

Luize Sampaio | Repórter

Rahzel Alec | Estagiário de Comunicação

Conselho Governança

Danielle Francisco, José Marcelo Zacchi, Debora Dantas Pio, Bruno Andrade Brandão, Anderson Oriente, Pedro Strozenberg, Marisa Vassimon, Ana Carolina Lourenço, Andréia Coutinho, Rafaela Albergaria e Luiz Fernando Valverde.

Contato

Facebook: Casa Fluminense

Instagram: @casafluminense

Twitter: Casa Fluminense

Site: https://casafluminense.org.br/a-casa/